em ,

Hikaru Shida fala sobre dificuldade de lutadoras estrangeiras na AEW

A lutadora japonesa e estrela da AEW Hikaru Shida deu uma entrevista recente ao site japonês Weekly Pro-Wrestling, onde revelou que mesmo sendo campeã da AEW por um ano, as coisas estão bem difíceis para ela, principalmente por ser uma lutadora oriunda do Japão. Shida que é uma das primeiras lutadoras da divisão feminina da AEW conquistou o AEW Womens Championship de Nyla Rose no Double or Nothing 2020, em um momento de muitas restrições de público nos shows devido à pandemia da Covid-19 e só perdeu seu título para a atual campeã Dra. Britt Baker no Double or Nothing do ano seguinte.

Mas, mesmo sendo a campeã feminina mais longeva da empresa até hoje, Shida apontou que as coisas foram complicadas para ela em sua estadia nos Estados Unidos e a All Elite Wrestling não tem colaborado como poderia nessa situação.

“A AEW é uma organização que está em uma mudança constante e os wrestlers vem e vão muito rapidamente. TV e Youtube. Se você acompanha os shows da AEW na TV ou no Youtube você deve saber que a divisão feminina em particular tem visto um aumento no numero de jovens e dinâmicas lutadoras no ultimo ano.

No momento do lançamento, a divisão feminina da AEW era bem abastecida de lutadoras japonesas, e isso era um dos argumentos utilizados para se vender o “talento” da divisão. Mas isso só durou por um curto período após o lançamento. Hoje em dia, ser uma lutadora japonesa já não é mais tão vantajoso quanto costumava ser.

Pelo contrário, aumentaram as dificuldades em termos de barreira de linguagem, obtenção de um visto de trabalho e ainda a pandemia do coronavirus. Eu não sou uma exceção nisso, e mesmo sendo membro da AEW desde sua concepção e uma ex-campeã feminina, eu estou sofrendo para sobreviver na atual AEW.”

Hikaru Shida ao Weekly Pro-Wrestling

Hikaru Shida também apontou que a AEW dá aos lutadores muita liberdade para fazer as suas coisas particulares, mas a responsabilidade de colaborar com a ida de alguém a um novo pais quase não tem assistência da empresa. Ela falou sobre como sua amiga e lutadora histórica do Joshi Puroresu (luta livre feminina japonesa) Emi Sakura enfrenta dificuldades similares mas ainda não tem participado dos shows televisivos após se mudar para os Estados Unidos.

Na AEW existe um alto grau de liberdade para os lutadores, mas devido a isso, tudo é de responsabilidade deles. Por exemplo, basicamente não tem nenhum auxilio da AEW para procurar um lugar para viver, mesmo se você for japonês. É como aconteceu comigo.

Então quando eu ouvi que Emi Sakura estaria vindo para os Estados Unidos eu fiquei preocupada. Eu estudo inglês desde quando eu era criança, e eu falo inglês melhor do que o que muita gente pensa, mas eu ainda encontro muitos problemas. Sakura no entanto tem um conhecimento de inglês que encontraria dificuldades até em uma conversa habitual.

Mesmo assim, ela encontrou um lugar por si só e está desesperadamente tentando criar uma oportunidade na AEW. Mas mesmo pensando que ela veio para a América com tanta determinação, ela não recebe chances de participar de lutas televisivas. Tem sido uma batalha dura para conseguir a oportunidade de lutar e conseguir mostrar suas habilidades em uma luta. Isso é o que a AEW é hoje.”

Hikaru Shida ao Weekly Pro-Wrestling

Vale lembrar que Emi Sakura tem realizado lutas na AEW desde agosto de 2021 porém sua unica luta fora do AEW Dark ou do Dark: Elevation (Shows transmitidos via Youtube pela AEW) foi na Casino Battle Royale do AEW All Out em Setembro do ano passado.

Ainda assim, Hikaru Shida não acredita que as lutadoras japonesas tenham sido esquecidas totalmente pela empresa, e acredita que as coisas podem mudar novamente em algum momento onde a Covid-19 não se torne um fator restritivo.

“No entanto, a AEW é uma organização que está sempre procurando novas possibilidades, e eu não acho que as lutadoras japonesas vão desaparecer da lista de opções. Uma vez que o Corona vírus sumir, existirá um dia em que as lutadoras japonesas e a AEW poderão ter uma nova interação. Dito isso, eu gostaria de aproveitar essa oportunidade para dizer que mesmo se estivermos disponíveis para assinar um contrato, isso é só o começo.”

Hikaru Shida

Recentemente a Hikaru Shida esteve em uma rivalidade contra a Serena Deeb, porém fez apenas um combate em 2022 até o momento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…