em ,

A Magia do Universe Mode

Depois de uma decisão contestada no mundo do wrestling, todos nós desejamos estar no controle para mudar algo que acreditamos que não deveria ter acontecido. Quantos de nós queríamos ver a Streak continuar viva na Wrestlemania 30 e o Booker T ganhar o título mundial na Wrestlemania 19, por exemplo? Imagina se pudéssemos apagar lutas como DX x Brothers of Destruction no Crown Jewel e a Hell in a Cell de Seth Rollins contra o “The Fiend” Bray Wyatt? Foi com essa ideia de “brincar de deus” que surgiu o Universe Mode.

Introduzido no WWE Smackdown x Raw 2011, o Universe Mode é um modo de jogo sandbox, encorajando criatividade aos jogadores. Uma das principais características desse estilo de jogo é não possuir algum objetivo pré-determinado (como o Showcase), dando aos jogadores o maior número de ferramentas possíveis para que essa criatividade seja explorada. Bom, isso na teoria.

Uma das maiores críticas a 2K durante esses últimos jogos foi a falta de atenção dada ao Universe. Jogadores alegavam que a empresa concentrava suas atenções principalmente no modo carreira, deixando o Universe sem atualizações relevantes, com cutscenes repetidas e histórias monótonas. Assim, nesse cenário conturbado, é preciso de mais para se destacar na busca pelo universe “perfeito”.

Atualmente com 194 mil inscritos no Youtube, MurfsYT13 ganhou todo esse grande número de inscritos por vários fatores, mas principalmente pelo seu universe mode. Murfs, como é conhecido, “carregou” a mesma história desde o WWE2K16, criando vídeos para os shows semanais, para os pay-per-views e ainda conteúdos extras para contribuir na imersão dos espectadores dentro da sua história. Uma das principais carácterística de seu universe era a atenção aos detalhes e sua dedicação na criação de histórias. Isso era refletido na duração dos seus vídeos, visto que os vídeos de RAW e Smackdown possuíam geralmente uma duração de uma hora, enquanto os pay-per-views costumavam ter uma duração próxima das duas horas.

Essa dedicação foi recompensada com reconhecimento e com dinheiro. Atualmente, Murfs consegue viver com a renda gerada por seus vídeos e pela inscrição de seus membros.

“O jogo e, em particular, o Universe Mode significam muito para mim. Isso mudou a minha vida. Inicialmente, quando estava a fazer o meu Universe Mode, não podia trabalhar full-time para o YouTube. Trabalhava 40 horas por semana num restaurante e fazia o YouTube à parte, nos tempos livres.

Sempre quis ter uma carreira no YouTube, mas nunca acreditei que isso fosse possível. É incrível que isso tenha se concretizado. Como já disse, mudou a minha vida e a da minha parceira. Temos liberdade financeira e eu tenho a liberdade de trabalhar às minhas horas e viver o meu sonho.”

Murfs acabou encerrando seu universe no WWE2K20 e atualmente produz vídeos de histórias mais pontuais, relacionadas ao contexto da WWE. Seus vídeos costumam alcançar no mínimo 100 mil visualizações, mas possui vídeos que se destacam, como por exemplo o “How Judgment Day Should Break Up In WWE”, vídeo mais visto da história do canal, com 2 milhões de visualizações.

“Depois, quando mudei para histórias mais pontuais, como faço agora, isso atraiu um público maior, e as lições que aprendi criando histórias no Universe me ajudaram a fazer com que as ideias semanais de vídeo aumentassem e, por fim, transformassem isso em um empreendimento em tempo integral.“ – disse ele.

E não só de grandes histórias vive o Universe. O próprio autor que vos escreve tem um universe que já dura 3 temporadas e que já proporcionou coisas como CM Punk no main event de uma Wrestlemania e Apollo Crews e Alexander Wolfe como campeões mundiais. Parece bizarro, mas juro que dentro do contexto faz sentido.

Apesar de todos os seus problemas anteriormente citados, o Universe Mode e a sua comunidade ainda vivem. Momentos épicos são produzidos, amizades são criadas e, em casos especiais, são essas histórias criadas que contribuem para uma independência financeira e para a realização de sonhos. Diante de todos os adjetivos possíveis, acho que não há problema em afirmar que o Universe é realmente mágico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…