em

Antonio Inoki, fundador da NJPW, falece aos 79 anos

Um dos maiores lutadores da história.

Uma das maiores lendas da luta livre japonesa faleceu. O portal Yahoo Japão confirmou a morte de Anonio Inoki na manhã do dia 1° de Outubro em sua casa. O motivo do seu falecimento ainda é desconhecido publicamente.

Confira nosso obituário sobre a carreira de um dos mais importantes nomes da história da luta livre japonesa e mundial.

O seu início no Brasil

Na comunidade nipo-brasileira, o nome de Antônio Inoki (Kanji Inoki, nascido em 20 de fevereiro de 1943) é familiar. Natural de Yokohama, emigrou ao Brasil com 14 anos e foi trabalhar como agricultor, cultivando café e amendoim. Aos 17 anos, foi descoberto por Rikidozan, famoso lutador de luta-livre que estava em turnê pelo Brasil, e retornou ao Japão para iniciar sua carreira profissional.

De volta no seu país de origem, Inoki se transformou em uma das maiores estrelas das duas empresas mais importantes dos anos 60s: Tokyo Pro Wrestling (TPW) e Japan Wrestling Association (JWA). Tanto individualmente quanto na dupla B-I Cannon, junto com Giant Baba (Que logo depois fundaria a AJPW).

Inoki funda o “King of Sports”

Mas logo da falência da TPW, e de ser expulso da JWA por tentar tomar o controle da empresa, Inoki criou sua própria federação: New Japan Pro Wrestling. A NJPW virou uma das empresas mais importantes do Japão, com Inoki sempre posicionado como uma das suas maiores estrelas, assim como um dos atletas mais conhecidos do país.

Sua carreira esteve cheia de lutas memoráveis, e também de vários títulos, incluindo ser o primeiro Campeão Mundial da IWGP, e ainda ganhar o Campeonato Mundial da WWF uma vez. (Mesmo com o reinado não sendo reconhecido pela empresa). Mas também esteve envolvido várias controvérsias, como alguns combates nos quais Inoki ficou irritado com seus rivais, com eles dizendo que Inoki os acertava “de verdade” (shoots).

A criação do Strong Style

Inoki também foi chave no desenvolvimento das Artes Marciais Mistas. Sendo um dos criadores do “Strong Style”, ele enfrentou diversos astros de outras disciplinas, como o Karate, o Jiu-Jitsu, ou o boxe. O momento mais conhecido dessa etapa foi sua controversa luta contra Muhammed Ali, na qual o japonês ficou quase toda a luta no chão para evitar os socos do boxeador. Mesmo se vários desses combates não foram completamente “shoots”, serviram de inspiração para o futuro do MMA.

Esse gosto pela realidade afetou a direção que tomou a New Japan. Logo após sua aposentadoria, Inoki continuou como o booker principal da NJPW. Nesse momento, o início dos anos 2000, o MMA explodiu em popularidade no Japão, colocando o Pro Wrestling em segundo plano. Inoki tentou combater a situação com uma nova visão no “booking” da empresa, a qual foi chamada de “Inokismo”.

O Inokismo não funciona

“Inokismo” significou um maior foco no “Strong Style” e no “Shoot Wrestling”. Os lutadores foram obrigados a adotar um estilo inspirado no MMA e até mesmo lutar em lutas de artes marciais mistas contra profissionais dessa disciplina. Infelizmente, nem todos os lutadores da NJPW tinham treinamento nesse esporte. Muitos deles foram humilhados nas suas lutas, e várias pessoas que não tinham habilidade para o Pro Wrestling obtiveram sucesso na New Japan.

Essa foi considerada uma fase obscura na empresa, e foi talvez o motivo principal para sua saída. No ano 2005, a desenvolvedora de games Yuke’s (conhecida principalmente pela crição de importantes jogos de Pro Wrestling para diversos consoles), adquiriu o 51% das ações da New Japan, tirando Inkoi como booker. Ele continuou com a sua filosofia em outras empresas, como a Inoki Genome Federation (IGF) ou a ISM, mas as dois não tiveram o sucesso esperado por ele.

Ídolo do cultura japonesa

Inoki foi gigante no Japão, não apenas no mundo do Pro Wrestling. Foi tanta sua popularidade que teve uma constante participação política. Com duas candidaturas para o Senado, conseguindo a vitória para os períodos 1989-1995 e 2013-2019; assim como constantes comunicações com o governo de Coreia do Norte, tentando fortalecer as relações entre os dois países. Esse foi o motivo por trás do “Collision in Korea”, evento organizado pela NJPW e a WCW que teve o maior número de fãs na plateia na história da luta livre.

Inoki compareceu pela última vez na NJPW no Wrestle Kingdom 16, feito no início deste ano, em um video gravado por antecipação. Seus problemas de saúde evitaram que ele participe do show pelo 50° aniversário da empresa uns meses depois. Mas mesmo sendo uma figura controversa, Inoki foi uma das pessoas mais importantes na história do Pro Wrestling, tanto no Japão como no mundo. Seu legado foi e seguirá sendo uma parte importante da luta livre.

A equipe Wrestlemaníacos dá suas condolências à família, amigos e fãs de Antonio Inoki. Que descanse em paz.

Por César Mendoza

Un peruano con suerte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…