em , ,

Curiosidades sobre o Hell in a Cell – Aconteceu no Ringue

Olá Maníacos por Wrestling, eu me chamo tio Caetano, sejam bem vindos novamente ao seu quadro semanal favorito: Aconteceu no Ringue. No capítulo de hoje, separei 5 curiosidades sobre o evento que por muito tempo foi um dos mais temidos pelos lutadores, a luta conhecida como “HELL IN A CELL!” – Ouça com a voz do Edge para melhor leitura.

Pra quem ainda não conhece a famosa estrutura, Hell in a Cell se assemelha bastante a uma Steel Cage match ou luta na gaiola, porém para vencer diferentemente da luta da gaiola, o lutador não deve escapar da gaiola de metal, e sim lutar sem desqualificação dentro ou eventualmente fora dela. Cercado por algumas toneladas de metal, as lutas tendem, ou tendiam a ser brutais.

Icônica foto da luta de 1998 entre Undertaker e Mankind

O que um dia foi um tipo especial de luta da gaiola, hoje é uma mera sombra e lembranças de seus bons tempos, com o banimento de sangue por parte da WWE, há anos não vemos um combate digno de seu passado brutal, onde rivalidades eram seladas de uma vez por todas.

#5 – A primeira luta ocorreu em 5 de outubro de 1997.

A primeira vez que fomos apresentados a tal estrutura, foi em 1997. Numa rivalidade intensa entre Undertaker e Shawn Michaels, durante o PPV de In Your House 18: Badd Blood.

A luta ficou marcada na história por alguns fatores além da histórica estrutura, foi no mesmo dia que o personagem Kane fez sua estreia, interrompendo a luta, quebrando a porta da gaiola com as próprias mãos e aplicando um tombstone piledriver em Undertaker, permitindo que Shawn Michaels ganhasse a luta.

Kane após invadir a estrutura e aplicar o golpe em Undertaker

#4 – Quem teve a ideia do conceito da estrutura?

O histórico comentarista, Jim Ross, disse em um dos episódios do podcast “Grilling JR” que o nome responsável pela ideia desse estilo de luta foi nada menos que Jim Cornette.

Cornette disse que se inspirou nos territórios de Memphis onde uma estrutura maior era utilizada em lutas na gaiola.

Jim Cornette, figura lendária do esporte

#3 – Undertaker e seus recordes.

Com incríveis 14 participações em lutas no estilo Hell in a Cell, incluindo a primeira da história, Undertaker foi responsável por momentos memoráveis e marcantes, como quando arremessou Mick Foley (Mankind) do topo da estrutura em direção à mesa dos comentaristas, entre tantos outros.

Das 14 lutas que participou, Taker é ao mesmo tempo o maior vencedor e maior perdedor na lendária estrutura. Com 8 vitórias e 6 derrotas, Taker fica marcado e talvez seja o principal lutador que vem à cabeça ao lembra do Hell in a Cell.

Momento exato em que Taker lança Mankind na mesa dos comentaristas

#2 – A luta mais longa e a mais curta.

Lutas no estilo Hell in a Cell tendem a ser longas e violentas, marcada por lutas como Mankind vs Undertaker que durou um pouco mais de 17 minutos por exemplo. A luta mais longa registrada foi Triple H vs Shawn Michaels que durou incríveis 47 minutos e 26 segundos no dia 13 de junho de 2004 no PPV Bad Blood.

A luta mais curta porém pode ser considerada uma “Dark Match”, que são lutas que não vão ao ar no horário televisivo e geralmente ocorrem após o fim do programa da TV, entre John Cena, Alberto del Rio, CM Punk, Dolph Ziggler e Jack Swagger em 26 de setembro de 2011, a luta durou apenas 5 minutos com Cena vencendo e defendendo com sucesso o título da WWE. Como foi uma luta após o período televisionado, não se tem muita mídia, então se você quiser assistir uma parte dessa luta, basta clicar aqui.

Del Rio tentando aplicar uma submissão nas pernas de Punk

#1 – O campeão costuma se dar bem!

Mesmo tirando qualquer vantagem do campeão esse estilo de luta historicamente tem seus vencedores mantendo o título na maioria das vezes.

Com 27 lutas pelo título dentro da Hell in a Cell, por 20 vezes quem entrou campeão seguiu com o título após a luta, com um bom aproveitamento de 74% pros campeões. Com apenas 7 trocas de título na história, talvez desafiar o campeão pra uma Hell in a Cell não seja tão sábio assim.

Se você chegou até aqui, já deixe seu comentário do que você achou do Aconteceu no Ringue dessa semana, e também diga temas que você gostaria de ler aqui.

Para acompanhar e ficar por dentro de tudo do mundo do pro wrestling, basta seguir a gente nas redes sociais e ficar ligado no site. Obrigado e até semana que vem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Loading…