em ,

Eddie Kingston fala sobre Setembro Amarelo

A depressão por parte de lutadores dentro do mundo da luta livre tem sido um problema frequente, e um dos lutadores que mais busca falar sobre o assunto atualmente é Eddie Kingston.

Estamos chegando ao fim de setembro, mês referência da campanha mundial de Prevenção ao suicídio, marcado pelo movimento Setembro Amarelo, que visa expandir o diálogo sobre o problema em a sociedade onde doenças como depressão tem se tornado gravíssimo. No mundo da luta livre casos como o do triste falecimento da Hana Kimura são muito comuns, reflexo de uma sociedade que vive sobre pressão e com pouco cuidado às questões mentais. Mais recentemente outra lutadora, AJ Lee, falou sobre isso, mas um dos nomes mais vocais nesse assunto tem sido o lutador da AEW Eddie Kingston.

Em entrevista recente ao Bleacher Report, Eddie Kingston falou sobre os mais diversos assuntos e entre eles a depressão e o Setembro Amarelo, onde contou sobre sua experiência pessoal a depressão e perda de amigos e como lidou com tudo isso.

“Como o suicídio afetou sua própria vida?”

“Perdi alguns amigos. Eu mesmo não tentei. Mas estava extremamente perto desse ponto de ruptura, como gosto de chamar. Parece que a palavra ‘suicídio’ esteve em volta de mim por toda a minha vida, sabe? Parece que sempre esteve lá. Não me lembro de um dia em que essa palavra não estivesse por perto.”

Eddie Kingston

“Como isso afeta outras pessoas quando alguém tira a própria vida?”

“Quando cheguei a esse ponto, você meio que pensa que talvez machuque uma pessoa. Ou talvez você não machuque ninguém quando chegar a esse lugar escuro, você acha que ninguém se importa. Mas no final do dia, uma pessoa se importa. Pelo menos eu sei que uma pessoa vai se importar, e então uma vez que essa pessoa é afetada pelo que aconteceu, outra pessoa será afetada, e outra pessoa será afetada, e outra, e assim por diante.”

“Porque não é só você que você está sofrendo no final do dia, são seus amigos e sua família. Mesmo se você acha que eles estão ou não, eles estão lá. E é isso que eu quero que as pessoas entendam: Que você pode se sentir sozinho, mas sempre há uma pessoa que vai se machucar e será afetada por isso.”

“E basta só que uma pessoa seja afetada por perder você e, em seguida ela pode ficar deprimida e ficar para baixo. E então ela pode fazer isso com outros, e assim por diante e assim por diante. Então há sempre um efeito cascata.”

Eddie Kingston

“Eddie Kingston, como você faz para se reerguer quando se sente para baixo?”

“Demorou anos para eu perceber que tenho um bom sistema de apoio ao meu redor. Porque muitas vezes eu ignoro que tinha boas pessoas ao meu redor porque estava naquele ponto em que não via esperança. Então, eu simplesmente não ligava ou queria saber se as pessoas se importavam ou se eu tinha um bom sistema de apoio.”

“Mas uma coisa que aprendi é que tenho um bom sistema de apoio e posso ligar para eles e me apoiar neles. E não há nada de errado em se apoiar em outras pessoas, especialmente quando são bons seres humanos que estão lá para você; e você está lá para eles. Eu aprendi isso e também aprendi a respirar apesar das situações, o que é muito difícil.”

“Porque quando você está no momento, especialmente quando você está para baixo ou quando está com raiva, é muito difícil sentar e respirar e deixar sua mente desacelerar. Porque ela vai pregar peças em você. E vai estar em todos os lugares e você tem que ir mais devagar. Essa é a coisa que eu mais aprendi, se acalmar. Acalmar sua mente.”

Eddie Kingston

Lembrando que por mais difícil que esteja a situação de alguém, você nunca está sozinho, em caso de dificuldades você pode ligar a qualquer momento para o Centro de Valorização da Vida, através do numero 188! 

Além do CVV (Através do número 188) junto ao Sistema Unico de Saúde o Brasil também possui o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) espalhado por todo o território nacional. Se você acha que precisa de ajuda não perca tempo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…