em , ,

A história das lutas na gaiola – Aconteceu no Ringue

Olá maníacos por wrestling meu nome é Caetano, sejam bem vindos ao seu quadro semanal (vamos fingir que semana passada não teve) favorito o Aconteceu no Ringue. No capítulo de hoje vou explicar a história e algumas curiosidades de um dos modos de luta mais famosos do pro wrestling: Luta na Gaiola ou Steel Cage se você preferir.

As lutas na gaiola são datadas desde os anos 30, e a evolução delas acompanhou a luta livre. Sempre usada em lutas em que a rivalidade era bastante extrema ou pessoal, as lutas desse estilo dão uma sensação de maior perigo e realidade.

#1 – A primeira luta na gaiola.

Em 1937 dia 25 de junho, em Atlanta na Georgia, era apresentado ao público a primeira luta da gaiola. Diferentemente dos dias atuais, a estrutura era feita de tela de arame, parecida com aquele que é usado para cercar galinheiro. A luta foi entre os lutadores Count Rossi e Jack Bloomfield com vitória de Jack.

Esse estilo de luta era perfeito para um Face enfrentar um heel sem que houvesse interferência externa e sem fugas por parte do heel. Essa história é contada até os dias modernos em algumas rivalidades.

Foto da primeira luta na gaiola.

#2 – As diferentes estruturas da gaiola.

Como dito anteriormente, a luta na gaiola evoluiu junto com o pro wrestling, e com o passar dos anos tivemos diferentes estruturas: Desde a primeira gaiola feita de arame de cerca de galinheiro, até os dias atuais com a estrutura de aço e ferro.

As mais icônicas, pelo menos pra mim são as seguintes:

  • A gaiola azul com as barras quadradas.
Hogan vs King Kong Bundy na WrestleMania 2, primeira vez que essa estrutura nesse formato foi utilizado.
  • War Games

A famosa luta com 2 gaiolas! Criada por Dusty Rhodes o conceito voltou a ser utilizado no NXT nos últimos anos.

Primeiro War Games em 1987.
  • Elimination Chamber

Estrutura que ficou famosa na WWE. Talvez a estrutura mais perigosa de todas, são apenas 10 toneladas de ferro e nenhuma proteção (a nova estrutura conta com alguns colchões pra amaciar as quedas).

Elimination Chamber, 2 lutadores começam lutando e depois mais 4 se juntam a eles.
  • Hell in a Cell

Tema do último Aconteceu no Ringue, clique aqui para ler mais sobre essa belezura de gaiola.

Primeira Hell in a Cell entre Undertaker e Shawn Michaels.

#3 – Lutador mais velho a ter uma luta na gaiola

Acho que para surpresa de poucos, Jerry “The King” Lawler é o lutador mais velho a participar de uma luta na gaiola aos incríveis 70 ANOS DE IDADE!

A luta da 3ª idade ocorreu em Jackson Tennessee, pela empresa USACW em um evento comemorando os 50 anos de carreira de Jerry Lawler no dia 26 de setembro de 2020.

Por que não comemorar seus 50 anos numa THUNDERDOME CAGE, que nada mais é que uma outra estrutura de gaiola. Na luta em si que foi de trios, apenas um lutador não tinha mais de 50 anos. Pode não ser um clássico de 5 estrelas mas com certeza é a maior soma de idade dos participantes em qualquer luta.

Caso você queira assistir essa luta basta clicar aqui!

#4 – O voo de Jimmy Snuka

Em 1982 aconteceu um marco que mudaria o modo como as lutas na gaiola seriam efetuadas. Até então, as lutas eram mais “brigadas” com poucos golpes impactantes, você batia o suficiente no seu adversário a ponto de dar tempo de você escapar pela porta ou escalando a gaiola.

Jimmy Snuka, em 1982 numa luta contra Don Muraco, inovou ao escalar a gaiola e ao invés de escapar para ganhar a luta, ele pulou do topo da gaiola aplicando o seu golpe finalizador o Superfly em Muraco. Daquele dia em diante, lutadores mais atléticos tentavam surpreender com golpes plásticos de cima da gaiola criando muitos momentos históricos, todos inspirados em Jimmy Snuka.

Momento em que Jimmy Snuka aplica o Superfly em Muraco.

#5 – 19 de maio de 1996

O dia em que a Kayfabe MORREU!

Pra quem não é familiarizado com o termo, Kayfabe é basicamente o termo usado para dizer que os eventos ocorridos no pro wrestling não são reais e sim interpretados, e a Kayfabe até esse dia era bastante protegida, dificilmente você via um lutador que encenava um vilão (Heel) andando na rua com um que pretendia ser bonzinho (Face). Portanto que muitas pessoas até então acreditavam fielmente em que pro wrestling era real e os personagens dos lutadores (gimmicks) eram como eles eram na vida real mesmo.

Então em 1996 no dia 19 de maio em um evento no Madison Square Garden a então praticamente intacta Kayfabe morreu. Ocorreu o momento que ficou conhecido como “curtain call”. Diesel, que era o personagem de Kevin Nash era vilão (heel), enfrentava o bonzinho (babyface) Shawn Michaels em uma luta na gaiola. No início da mesma noite Scott Hall, lutando com seu personagem babyface Razor Ramon, enfrentou o heel Triple H. Ao fim do que seria a última luta de Nash pela então WWF antes de ir com junto com Scott Hall para a concorrência na WCW, o próprio Razor Ramon volta ao ringue e abraça Shawn Michaels, até então tudo bem pois eram dois babyfaces. O público presente entra em choque quando Triple H corre em direção ao ringue também e os quatro lutadores se abraçam e celebram suas amizades. Por mais que existisse kayfabe, e fosse importante para a indústria do pro wrestling, fora dos ringues esses quatro lutadores eram grandes amigos. Era quebrada assim a Kayfabe, o público agora sabia de toda verdade por trás do mundo do pro wrestling.

Momento do abraço entre os quatro lutadores.

E aí fanático por wrestling, gostou do Aconteceu no Ringue dessa semana? Deixe nos comentários o que você gostaria de ler nesse quadro maravilhoso! Siga-nos nas nossa redes sociais e até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Loading…