em ,

Lucha libre pode virar patrimônio cultural imaterial do México

O congresso da Cidade do México recebeu uma proposta do Morena, partido governista do país em transformar a lucha libre em Patrimônio Cultural Imaterial do México. Segundo o jornal El Heraldo proposta veio do deputado Alberto Rangel Moreno, que disse que os conhecimentos, as crenças, práticas, técnicas e sistemas de apresentação e transmissão dos esportes poderiam se adequar à categoria de Patrimônio Imaterial.

Em Julho de 2018 já foi declarado pela Cidade do México, capital do país que “a lucha libre é uma grande expressão cultural que envolve os lutadores, historiadores, cronistas, juizes e as famílias que acompanham essas pessoas dia a dia em responsáveis por construir uma grande história que se transformou em espetáculo cultural.

O deputado Alberto Rangel ainda fez questão de comentar sobre a lucha libre na apresentação do projeto de lei, confira.

“A lucha libre é um esporte e um espetáculo, mas também é uma representação cênica: É jogo, magia, teatro da vida com personagens incríveis dotados de força física, mas também de valores; É a luta do bem contra o mal que se transforma em uma metáfora da vida; é um ritual, um ofício bruto mas que também precisa de uma execução precisa; é uma das expressões de cultura popular urbana mais ligadas à nossa cidade e ao nosso país.”

Alberto Rangel ao congresso da Cidade do México

Recentemente nós aqui do Wrestlemaniacos realizamos uma edição especial do podcast Mesa Quadrada falando sobre a Lucha Libre mexicana e por onde começar a acompanhar. Confira abaixo no Spotify ou clique aqui e encontre seu tocador de podcasts favorito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Loading…