em ,

NJPW unificará seus dois títulos mais importantes

Kota Ibushi vai ser o primeiro IWGP World Heavyweight Champion

Em uma coletiva de imprensa organizada pela New Japan Pro Wrestling, o presidente da empresa Naoki Sugabayashi fez um depoimento sobre o futuro de dois dos campeonatos mais prestigiosos da luta livre japonesa. Finalmente, após mais de um ano sendo defendidos juntos em apenas uma luta, o IWGP Heavyweight Championship e o IWGP Intercontinental Championship serão unificados.

No Wrestle Kingdom 14, do ano passado, em uma luta na qual o ganhador ficava com os dois cinturões, o então campeão intercontinental Tetsuya Naito derrotou o campeão de peso pesado Kazuchika Okada. Após isso, cada defesa do campeonato de Naito foi pelos dois campeonatos. Ele, junto com EVIL e Kota Ibushi, que é o atual campeão, são os únicos que tiveram ambos cinturões ao mesmo tempo.

Não obstante, desde sua vitória no Wrestle Kingdom 15, Ibushi já havia manifestado que não gostava desse fato. E seu desejo era ter um só cinturão na sua posse. Por tanto, New Japan unificará ambos campeonatos para criar o IWGP World Heavyweight Championship, um novo título, com uma nova linhagem, a qual Ibushi será reconhecido como o primeiro campeão.

Isso marca o fim das linhagens dos dois títulos. O IWGP Heavyweight Championship foi a honorificência mais importante da empresa desde 1987, ano em que Antonio Inoki foi coroado como o primeiro campeão do título após ganhar o International Wrestling Grand Prix (IWGP) daquele ano. Desde então, grandes astros como Keiji Mutoh, Masahiro Chono, Brock Lesnar, Hiroshi Tanahashi, AJ Styles, entre outros, conquistaram o cinturão.

A história do IWGP Intercontinental Championship é mais curta. Criado em 2011, o título foi concebido como o cinturão coadjuvante mais importante da New Japan. Um cinturão para aqueles lutadores com popularidade em crescimento, ou para aqueles membros da cena do main event que não estavam lutando pelo título principal, função que agora cumpre o IWGP United States Championship. Seu primeiro campeão foi MVP, e outros campeões memoráveis foram Shinsuke Nakamura, Kenny Omega, Minoru Suzuki, Chris Jericho e Jay White.

A última “dupla defesa”

Por sua parte, o novo IWGP World Heavyweight Champion Kota Ibushi ainda tem uma tarefa mais como “duplo campeão”. Pois é, Ibushi pediu fazer uma última defesa dos dois cinturões ante El Desperado no show de aniversário da New Japan Pro Wrestling, evento que vai ser realizado desde o lendário Nippon Budokan.

É adequado que Desperado seja o último desafiante aos dois títulos, pois ele também é um “duplo campeão”. Não só é o atual IWGP Junior Heavyweight Champion, além disso, é um dos IWGP Junior Heavyweight Tag Team Champions, junto com Yoshinobu Kanemaru. A luta, não obstante, é apenas pelos campeonatos de Ibushi.

No domingo passado (28), na segunda noite do NJPW Castle Attack, Tetsuya Naito tentou evitar a unificação desafiando Ibushi apenas pelo campeonato intercontinental. Um título que “El Ingobernable” conhece bem, pois o ganhou por seis vezes, um recorde. Porém, ele não pôde derrotar “The Golden Star”, e a unificação segue em pé.

No futuro, provavelmente no show de aniversário, o IWGP World Heavyweight Championship vai ser apresentado com um novo cinturão. Este vai ser defendido pela primeira vez em 4 de abril no evento Sakura Genesis, no qual o campeão lutará contra o campeão da New Japan Cup 2021.

Para ver o comunicado de imprensa oficial da New Japan Pro Wrestling, clique aqui.

Por César Mendoza

Un peruano con suerte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Loading…