em ,

NJPW Wrestle Kingdom 17 – Todas as informações sobre o evento

Estamos chegando em 2023, e as comemorações do ano novo para o fã de luta livre tem um significado a mais: Está chegando o NJPW Wrestle Kingdom, o principal evento do ano da New Japan Pro-Wrestling, a maior empresa de luta livre no oriente!

Para essa décima sétima edição de Wrestle Kingdom, o especialista em luta livre japonesa e apoiador do nosso financiamento coletivo Pedro Westim, que participa conosco semanalmente do podcast Café com Lutinha, sempre trazendo um resumo das principais lutas que vão acontecer na “Terra do Sol Nascente”, preparou um preview para as lutas anunciadas até o momento pela NJPW para esse Wrestle Kingdom 17. Fique por dentro de tudo que deve acontecer no evento que acontece no dia 4 de Janeiro, às 03:20 da manhã com o pré-show e as 5 da manhã com o card principal (Ambos no horário de Brasília).

Preview – NJPW Wrestle Kingdom 17

Por Pedro Westim

Fim do ano chegando e com ele vem as festas de natal e ano novo. E nesse ritmo de festas também temos um dos maiores eventos da luta livre mundial, o já prestigiado Wrestle Kingdom da NJPW, evento que já está sempre no calendário do fã de wrestling no começo de um ano que recém começa. “Mas Westim, você é o cara mais chato quando o assunto é Bushiroad.” Meu amigo, independente de como esteja a situação da empresa nesses últimos 5 anos, o Wrestle Kingdom é igualmente a Wrestlemania, muita gente que não acompanha ou que tem um nariz torcido, assiste. E o próximo evento, o de número 17, é um dos mais importantes pelo contexto em que o Japão se encontra, e como as políticas do país afetam a nossa querida Luta Teatralizada. Já foi confirmado que o público no Tokyo Dome, vai poder torcer e gritar, vocalizar suas reações com a ação que vai ser proporcionada no dia 4 de Janeiro, quarta-feira, às 5 horas da manhã.

Sem mais enrolação, vamos lá cobrir todas as lutas que irão ocorrer no show.

Kickoff Match – 3-Minute Exibition
Ryohei Oiwa vs. Boltin Oleg

A primeira luta da noite, ou no nosso caso do Brasil, da manhã, será a estreia do cazaque Boltin Oleg, em uma luta de exibição contra o young lion Ryohei Oiwa. Oleg, com seus 29 anos, foi apresentado aos fãs da NJPW no show Declaration of Power, que aconteceu em outubro. Já Ryohei Oiwa é um jovem leãozinho do Dojo da NJPW que tem 1 ano de experiência, fez sua estreia no ano passado em 2021 e até agora, como todos os trainees da empresa, não mostrou nada demais. Não atoa que a NJPW nunca ganha prêmios por revelações ou novatos. Não espero nada dessa luta, é uma exibição de 3 minutos, mas como a NJPW parece estar colocando suas fichas no Oleg, veremos do que ele é capaz.

King of Pro Wrestling 2023 Qualifier
New Japan Rumble

O KOPW já é um troféu tradicional da NJPW. E todo ano é decidido quem é o wrestler a segurar o troféu e ter lutas com estipulações não normais. No último Wrestle Kingdom tivemos o Minoru Suzuki, Chase Owens, Toru Yano e o CIMA sendo os últimos 4 lutadores dentro do ringue no Rumble, e como eram 2 noites de shows, tivemos uma Fatal 4 Way pelo troféu com Minoru Suzuki se sagrando o campeão. Uma das lutas que o velhinho assassino, lenda da Pancrase teve, foi um Dog Cellar match contra o Yano, luta engraçada, muito boa, vale a pena conferir. E o atual campeão é o Shingo Takagi… minha nossa, Shingo… volte para DG… enfim! Até o momento, pois enquanto escrevo essa preview, o Shingo vai defender seu titulo no Takataichimania do dia 19 de dezembro.

Rumbles são sempre legais de se assistir, sempre são lutas divertidas outra coisa legal que pode acontecer no WK17.

Antonio Inoki Memorial Match
Yuji Nagata, Satoshi Kojima & Togi Makabe vs. Tatsumi Fujinami, Minoru Suzuki & Tiger Mask

O terceiro combate é o que todo fã japonês gosta: RINHA DE GENTE VELHA! Porém, esta é uma luta em memorial ao Antonio Inoki, fundador da New Japan, que faleceu neste ano de 2022.
Yuji Nagata, o Blue Justice, retorna de sua temporada na All Japan, fazendo uma parceria com o outro nômade, Satoshi Kojima, só que este, coroado Triple Crown, sendo a terceira coroa o GHC Heavyweight Champion da NOAH, e o Togi Makabe, enfrentando o Dragão, Tatsumi Fujinami, o vovô assassino Minoru Suzuki e o Tiger Mask IV que também passou um tempinho fora na All Japan e na CMLL.
Luta de começo de card, sem muita coisa em jogo, só pra velharada curtir e aproveitar, além de prestar suas homenagens ao grande Inoki!

IWGP Junior Heavyweight Tag Team Championship Match
TJP & Francesco Akira (c) vs. Lio Rush & YOH

A primeira luta do Wrestle Kingdom 17 propriamente dito será pelo IWGP Junior Heavyweight Tag Team Championships, os campeões Francesco Akira e TJP, da United Empire, defendem seus cinturões contra os campões da Super Junior Tag League, Lio Rush e YOH.
Em 21 de novembro, no Korakuen Hall pelo Super Junior Tag League 2022 YOH e Lio Rush sofreram uma derrota para TJP e Akira. Após esse começo conturbado, a dupla se reergue e se sagraram campeões do torneio. Não sou fã do TJP e do Lio Rush, para mim quem vai brilhar mesmo nessa luta é o italiano, Francesco Akira e YOH, que já se mostroum um talento junior incrível, sendo que essa é a quarta vez que ele consegue a façanha de ganhar a Super Junior Tag League. Pode ser um luta interessante para aquecer o público.

IWGP Women’s Championship Match
KAIRI (c) vs. Tam Nakano

Com esse cinturão sem sentido algum, o IWGP Women’s Championship foi inaugurado no Historic CrossOver, evento que juntou a NJPW e a Stardom, ambas empresas da Bushiroad, terminando com a KAIRI derrotando a Mayu Iwatani. Na sua primeira defesa, a KAIRI enfrenta a Tam Nakano, membro da Cosmic Angels, facção da Stardom. Com a KAIRI nos Estados Unidos lutando pela WWE, a Tam Nakano, surgiu na AWG e após sua debandada da empresa indo para a Stardom. Um dos feitos da Tam foi um reinado de 304 dias com o White Belt no ano passado, quase superando a marca da própria Kairi com o mesmo título em 2016, com seus 364 dias. Após retornar ao Japão em 2022, KAIRI fez sua luta de retorno contra a própria Tam em uma tag match em março, derrotando a Cosmic Angels. A expectativa é que KAIRI retenha mas não me entendam mal, a Tam é uma boa lutadora, porém o reinado só está no começo e se eles querem que esse título tenha um significado maior que o SWA, que está vago no momento, o prestígio só virá com o tempo, além de que os rumores de que a Sasha Banks, agora, Mercedes Varnado apareça no evento, seria mais simbólico que ela enfrentasse a própria KAIRI. Não sou fã da Stardom, mas essa luta aqui não vai te decepcionar, são duas grandes lutadoras.

IWGP Tag Team Championship Match
FTR (c) vs. Hirooki Goto & Yoshi-Hashi

Continuando sua derrocada, a FTR enfrenta a Bishamon, dupla vencedora da World Tag League, composta por Hirooki Goto e Yoshi-Hashi.
É aquele negócio, a divisão de duplas da NJPW tem estado em frangalhos nos últimos anos (igual o resto do card), e para tirar os cinturões da dupla estrangeira, ninguém menos que a melhor dupla que eles tem no momento, a Bishamon. Com o Dax Harwood chorando o dia inteiro no twitter, os rumores dizem que eles vão perder todos os cinturões e se juntar a fed… digo a WWE novamente. Só o tempo dirá e quem melhor que para colocar ordem nessa divisão de duplas da NJPW? Sim, o rapaz que nunca será IWGP Heavyweight, infelizmente, Hirooki Goto e seu parceiro Yoshi Hashi.
Pode ser uma luta que roube o show, independente do quão chato o Dax pode ser no twitter, ele e seu parceiro Cash são lutadores completos e tem tudo para nos entregar um espetáculo.

NJPW World TV Championship Match
Ren Narita vs. Zack Sabre Jr.

Outro cinturão que ninguém pediu. O feioso TV Championship da NJPW!
O primeiro NJPW World Television Champion será coroado nessa luta, o cosplay do Shibata, Ren Narita enfrenta o mestre técnico que não sabe vender golpe, Zack Saber Jr. O Strong Style versus a tecnicidade do aprendiz do Ogawa. Os dois estilos vão ser interessantes de se assistir, não atoa que o próprio Shibata pediu uma luta contra o ZSJ no seu comeback no ano passado.

Never Openweight Championship Match
Karl Anderson (c) vs. Tama Tonga

Agora a verdadeira Forbidden Door, só que a porta que foi aberta, foi aquela que ninguém pediu. Karl Anderson reteve o cinturão NEVER openweight, contra o Hikuleo, no dia 14 de dezembro, para a infelicidade de todas as pessoas de bom gosto e ele retorna para defender o cinturão novamente contra Tama Tonga. Antigos parceiros da época de ouro da Bullet Club se degladiando por outro cinturão que ninguém liga. O booking desse título só vai ser pior se o Anderson reter mais uma vez. Eu não recomendo essa luta.

KEIJI MUTO LAST MATCH IN NJPW
Shota Umino, Hiroshi Tanahashi & Keiji Muto vs. Los Ingobernables de Japon

A lenda Keiji Muto encerra uma carreira icônica de quase 40 anos em fevereiro e a sua última luta na New Japan é uma 6 man tag team match. O Ace, Hiroshi Tanahashi já afirmou que Muto é uma de suas inspirações e no show conjunto com a NOAH Tanahashi e Muto estavam em lados opostos, só que dessa vez eles fazem uma parceria, além da data marcar os 13 anos da luta no próprio Tokyo Dome, onde o IWGP estava em jogo e todos viram Tanahashi derrotar Muto e ser o Ás indiscutível da NJPW. E além de Tana, Shota Umino, também está do lado das lendas, nada mais justo, já que muitos colocam uma grande carga de esperança no Shooter, que ele pode se tornar a ser o próximo grande nome da empresa.

Em frente a eles, Los Ingobernables De Japon. Naito também foi muito inspirado por Muto. Em 2012, o próprio Tetsuya Naito desafiou Keiji Muto para uma partida dentro do Tokyo Dome onde ele perdeu obviamente para o Muto. E os outros Ingovernables, BUSHI e SANADA começaram suas carreiras na All Japan, onde Muto era o principal nome da empresa. SANADA, em particular, tem MUITA influência do Muto o que me faz ficar um pouco triste, pois uma luta Singles entre os dois seria muito mais memorável.

IWGP Junior Heavyweight Championship Four Way Match
Taiji Ishimori (c) vs. Hiromu Takahashi vs. El Desperado vs. Master Yato

Agora pelo IWGP Junior Heavyweight Championship, Taiji Ishimori defende o cinturão contra o Master Wato… minha nossa…, Hiromu Takahashi e El Desperado em uma four way match. Ishimori se sagrou campeão júnior no Wrestling Dontaku em maio desse ano de 2022, derrotando Despy e defendeu o titulo contra o Hiromu no Korakuen Hall, após o Best of the Super Jr. Após a luta, KUSHIDA ressurge na NJPW e desafia Taiji pelo cinturão, só que ele recusa. O plano era Ishimori defender no Wrestle Kingdom, mas Master Wato entrou no lugar do ex-campeão. Temos 3 grandes wrestlers e o Master Wato, pode ser uma luta extremamente boa se o Hirai Kawato não arruinar.

IWGP United States Heavyweight Championship Match
Will Ospreay (c) vs. Kenny Omega

Para muitos a luta da noite e não é de se estranhar, pois esses dois estão entre os mais populares wrestlers do momento. Will Ospreay defende o IWGP United States Heavyweight Championship contra Kenny Omega. Com sua atleticidade e explosão no ringue, com um personagem que muitos não gostam e eu sou um desses, Ospreay sempre foi comparado a Kenny Omega desde que o ‘The Cleaner’ deixou a New Japan para ajudar a fundar a All Elite Wrestling.

A rivalidade ficou em alta quando Will Ospreay estava aparecendo no show da AEW. E pelo torneio de trios a United Empire enfrentou a Elite e o time de Kenny Omega saiu vitorioso. Tivemos promos de ambos os lados e a rivalidade estava quente. Em Ariake, no dia 20 de novembro, uma mensagem de vídeo da Omega fez com que o público explodisse na hora. Segundo relato de Shingo Takagi, disse que ele nos vestiários se assustou com o barulho do público, pois ainda estavam sem poder torcer (pelas regras contra Covid no país), mas a surpresa e o hype eram impossíveis de se segurar. E rapidamente se estabeleceu que essa sem dúvida seria a luta mais esperada no card do Tokyo Dome para muitos, e pode ser a luta mais esperada de 2023. O ‘Best Bout Machine’ sairá com o cinturão americano e fará mais aparições na NJPW, estabelecendo ainda mais a parceria entre as empresas? Quem sai com o cinturão? Mesmo para quem não gosta de Ospreay ou do Kenny Omega, essa luta tem tudo para ser a mais falada por um longo período de tempo, impossível segurar a empolgação.

IWGP World Heavyweight Championship
Jay White (c) vs. Kazuchika Okada

E o segundo evento principal e última luta da noite, ou manhã no nosso caso… em memória ao Antonio Inoki, o vencedor do G1 Climax de 2022, Kazuchika Okada, o Rainmaker, desafia o IWGP World Heavyweight Champion Jay White. Okada carrega o legado da NJPW e de seu fundador, Antonio Inoki, em seus ombros enquanto luta pelo 50º aniversário de 2022 e agora colocará seu espírito de luta contra o do Campeão Mundial dos Pesos-Pesados, além de tentar se sagrar campeão pela 7ª vez.

No entanto, Jay White possui um recorde de 4–1 contra o Rainmaker, e com as artimanhas do Bladerunner, pode ser que Okada se mostre desfavorável no confronto mesmo estando em seu território, o maior palco do wrestling profissional, Tokyo Dome. Será que teremos um novo reinado de Okada ou será que o reinado de terror de Jay White continua? O meu hype para essa luta é praticamente nulo. Não me entendam mal, mas essa luta já aconteceu muitas vezes durante esses anos e tem me atraído o total de 0 vezes. Boas lutas, mas nenhuma digna do auge que foi a NJPW no meio dos anos 2010.

Será que a New Japan retoma sua forma em 2023? O Wrestle Kingdom geralmente dita o ritmo da empresa durante o ano todo, e o de WK16 foi bem decepcionante assim como o ano de 2022 inteiro. E os últimos 5 Wrestle Kingdoms tem sido desse jeito, espero que as coisas melhorem, sinceramente. Mas ei! Essa é a minha opinião, e vocês? O que acharam do card? Estão animados? Comentem lá comigo no twitter, westim.

Espero que essa preview tenha ajudado vocês com o card, sejam pessoas que já conhecem a NJPW, seja para novos fãs, independente quero que seja um grande show para que a nossa querida luta livre, seja ela estadunidense, mexicana, japonesa tenha mais e mais fãs a cada dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…