em , ,

Os designs dos títulos da WWE – Aconteceu no Ringue

Olá maníacos por Wrestling, sejam bem vindos ao novo quadro “Aconteceu no Ringue”. Me chamo Caetano, natural de Petrópolis, Rio de Janeiro. Assim como todos vocês sou um viciado em Luta livre desde que me entendo por gente, nas horas vagas sou professor, e como um bom professor, gosto bastante de curiosidades e história. Então criamos esse quadro para poder contarmos as melhores curiosidades e histórias desse esporte maravilhoso, começando pelo título da WWE!

Desde que Roman Reigns ganhou o título da WWE na última Wrestlemania contra Brock Lesnar, que se especula a possibilidade de um novo design, a unificação dos títulos trouxe à tona essa discussão novamente.O título da WWE que desde sua criação já passou por dezenas de formatos, e que por vezes foi unificado, sempre seguindo de uma alteração no seu design.

A primeira vez que os títulos mundiais da WWE, ou melhor WWF na época, foram unificados foi pelas mãos do Y2J, Chris Jericho, em dezembro de 2001 ao vencer The Rock que era o World Champion (WCW Champion) e “Stone Cold” Steve Austin (WWF Champion) na mesma noite.

Após a unificação dos títulos, o da WCW que na época após a compra da empresa pela WWF era chamado de apenas World Championship e o WWF Championship, surgiu o WWF Undisputed Championship, título que seguiria até a separação do Roster em 2002, sendo Brock Lesnar o último Undisputed Championship.

Triple H foi o lutador que recebeu o design novo do WWF/WWE Undisputed Championship, que durou até 2005.

Seguindo o sucesso do Undisputed Championship, a WWE precisava de um título mundial para o seu programa semanal SmackDown. A ascensão meteórica de John Cena, tanto nos ringues como nas vendas de camisetas, bonecos, bonés entre outros produtos de marketing, fez com que o design do WWE Championship mudasse mais uma vez.

Em 2005 John Cena apresentou o novo cinturão que tinha o logo da empresa em um prato giratório. O design apresentado se encaixava perfeitamente com o personagem do John Cena na época, que no ano passado em 2004 já tinha apresentado um design novo do cinturão do título americano que também tinha um prato giratório.

O novo título foi amplamente criticado desde sua criação, por parecer mais um brinquedo para crianças do que um cinturão mundial. Talvez o que tenha mantido esse design por um pouco mais de 8 anos, foi justamente a finalidade de ser vendido e comercializado entre o público infantil da WWE, enquanto a empresa passava da “Ruthless Aggression” para um conteúdo mais familiar que ficou conhecido como “PG”.

Após The Rock retornar em 2013 e terminar o lendário reino de CM Punk como WWE Champion, o design do cinturão mudou novamente. Ao mesmo tempo o World Championship ainda existia, por mais que a separação de RAW  e SmackDown já não existisse mais. Então em dezembro de 2013 no PPV TLC, Randy Orton vence John Cena para ser intitulado como o WWE World Heavyweight Champion, unificando assim os dois cinturões.

Em 2016 com a nova separação do roster da WWE em dois programas, a criação de um novo cinturão se viu necessário, visto que o WWE Championship foi para o SmackDown. Depois de muito se especular o retorno do “Big Gold Belt” que não era visto desde 2014, ou talvez um retorno de um design clássico, foi criado o WWE Universal Championship, design que se diferenciava apenas por representar a cor do programa em que era defendido (inicialmente vermelho por ser criado para o programa do RAW).

Hoje azul por ser um título oficialmente do SmackDown, o campeão Universal pela primeira vez na história também é o campeão da WWE. Levando em conta a história de mudanças de design na WWE sempre que temos um campeão unificado, será que estamos prestes a ver um novo design para a unificação desses dois cinturões? Estaríamos perto talvez de um iminente retorno de um design clássico aclamado pelos fãs? Somente o tempo e Vince McMahon irá dizer quando e como será o no cinturão.

Para mais curiosidades e informações sobre os títulos da WWE e suas histórias, siga acompanhando o Wrestlemaníacos em nosso site e em nossas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Loading…