em ,

Pra Ser Sincero #4 – O Pro-Wrestling em 20 anos

banner pra ser sincero

Olá, eu sou Gabriel Goto e este é mais um Pra Ser Sincero aqui no Wrestlemaniacos! Chegamos a quarta edição e eu vejo que em tão pouco tempo já tratei de temas bastante pertinentes. Primeiro, a aposentadoria de uma lenda da era moderna, segundo um PPV que é sempre algo importante e na semana anterior a essa o retorno inesperado de alguém muito querido. Nessa semana eu gostaria de falar sobre algo tão importante quanto: O futuro.

Não fujam! Venham e confiram mais este Pra Ser Sincero feito com muito carinho com auxílio de minha bendita insônia que não me deixa dormir.

No último Raw (que por sinal foi bom) houve uma promo da Stephanie McMahon, onde ela finalmente pegou aquele prêmio de legado que deveria ter sido entregue na semana passada e algo que ela falou que me deixou bastante pensativo: Tanto o Shane quanto Stephanie junto de Triple H possuem filhos (muitos, por sinal) e eles sendo da quinta (quinta!!!) geração, o que poderiam fazer?

Pelo que eu sei são três meninos e três meninas e acredito que dos seis nem todos por mais que possam gostar ou não do ramo irão assumir o legado de sua família, mas além do legado deixado pelos pais e avós, como estará o Pro-Wrestling e como estará a WWE em 20 anos quando provavelmente a quinta geração da família McMahon estiver dando os primeiros passos dentro da WWE?

Nos anos 70, tivemos Ric Flair, Harley Race, Terry Funk (menção honrosa para Lou Thesz que estreou nos anos 30 e foi o inventor de muitos golpes). Nos anos 80, Hulk Hogan, Andre the Giant, Ultimate Warrior, Roddy Pipper e tantos outros. Nos anos 90, Undertaker, The Rock, Stone Cold, Triple H, Shawn Michaels e Mick Foley e a lista continua.

Nos anos 2000, Edge, Chris Jericho, Benoit, Eddie Guerrero, Kurt Angle e a lista continua. Eu poderia passar mil e uma noites recitando nomes de grandes, excelentes lutadores que marcaram sua época. Então, por favor, não impliquem se eu citei esses nomes e não o do seus favoritos que eu provavelmente sei quem é e respeito, mas não estou aqui para fazer listas. Embora tenha parecido.

O fato é que estamos em 2016, vocês são bons de previsões? Vamos abrir a cúpula do tempo. Será que em 20 ou 25 anos os fãs da WWE, do Pro-Wrestling e do Sports Entertainment irão olhar para o que foi hoje e olhar com admiração? Eles irão falar com saudosismo da Reality Era como muitos de nós falamos da Attitude Era?

Ao serem questionados sobre quem foram os melhores de todos os tempos, ao invés de Shawn Michaels ou Bret Hart eles falarão Kevin Owens, Finn Balor, John Cena, ou Seth Rollins? E a lista continua. Vocês percebem o quão mágico isso é? Nós estamos vendo e de algum modo estamos participando da história de algo, da história do Pro-Wrestling.

Eu não sei se em 20 anos eu ainda estarei acompanhando Pro-Wrestling, embora seja o meu desejo não deixar que algo tão importante para mim se perca com o tempo. Eu estarei beirando os 40, provavelmente já serei pai e provavelmente terei muitas coisas com o que me preocupar. Porém isso para mim é uma paixão tão forte que eu não vejo o tempo destruindo isso.

Como tantas vezes que eu disse que pararia de ver o Raw por estar ruim, por não ter o que eu quero como destaque, mas nem eu e nem o meu amigo Mark paramos de assistir. Talvez eu pare com o cenário independente, talvez eu faça parte do cenário independente acompanhando shows em ginásios perto de casa. Por que não? O futuro é tão incerto, tão misterioso. E falando em mistério, será que em 20 anos o Bray Wyatt finalmente terá conseguido um rumo para a sua carreira?

Será que em 20 anos teremos uma nova Monday Night War? TNA? ROH? PWG? Ou uma nova super empresa? A NJPW mantendo a sua classe com a sua inesgotável capacidade de produzir 5-star matches. a ICW e a PROGRESS crescendo junto com o Pro-Wrestling britânico e quem sabe, por que não crescendo aqui também no Brasil. Em 20 anos muita coisa pode vir a ocorrer e de algum modo, mantenho a esperança que seja para coisas positivas.

Vocês percebem como a vida passa tão rápida? Vince já tem 70 anos, em breve ele não estará mais aqui e ele fará falta, por mais que você não concorde com algumas coisas que ele faz. Ele fará falta. E menos que isso, em 5 anos, muitos dos wrestlers que hoje nós vemos irão se aposentar.

Jericho? Irá. Undertaker? Talvez menos que isso. John Cena? Ele faz falta também e sim em 5 anos ele irá se aposentar. AJ Styles? Também. Big Show? Este ainda tem um fôlego de menino para o terror dos fãs. Brincadeiras à parte, vocês percebem que vivemos em uma era de transição?

Isso já ocorre no Raw e irá continuar sem que nós percebamos, eu que comecei a acompanhar em 2007 e em 9 anos tanta coisa mudou, tantos wrestlers se aposentaram e tantos novos surgiram nesse tempo.

O NXT de longe uma das melhores coisas que já aconteceu neste ramo está aí e novos nomes ainda irão surgir de lá. Sejam eles vindo do cenário independente ou incríveis pratas da casa, o futuro estará iluminado. Sempre muito bem representado.

Termino por aqui a quarta edição do Pra Ser Sincero, espero que tenham gostado e não deixem de comentar expressando suas opiniões sendo elas contrárias ou não as minhas. Sintam-se livres para expor o que vocês acham de tudo isso, o que vocês acham que pode vir a acontecer em 5, 10, 15 ou 20 anos não apenas no Pro-Wrestling mas em suas vidas. Até a próxima semana!

4 Comentários

Deixar um comentário
  1. Belo texto!! Me fez voltar no tempo e lembrar do motivo pelo qual comecei a assistir wwe: gigantes do ringue (para aqueles que não conhecem era uma especie de wwe brasileiro dos anos 80 e 90 foi a epoca do auge deles), quando eles vieram fazer um show aqui na minha cidade, fiquei maravilhado com tudo aquilo e como era emocionante ver de perto aquelas lutas maravilhosas com Michel Serdan, Trovão e cia era mágico e a partir dali me interessei pelo westling e comecei acompanhar a wwe não sou daqueles que se preocupam com quem esta no topo e essas coisas apenas gosto e ponto (Mas confesso que fico louco com as lutas do Cena e do Ambose kk) e tenho certeza de que a 20 anos continuarei a assistir a wwe com outros lutadores e espero que ate la com um brasileiro no plantel principal.

  2. Eu comecei a acompanhar o pro wrestling
    pelo o sbt e o primeiro lutadores q eu vi foi Jonh Cena e O Taker e Edge fiquei maravilhado aí eu me apaixonei pro wrestling mais dps quando parou de passar na sbt perdi o contato tbm eu era novo não entendia o que era tudo aquilo mas dps voltei a acompanhar no esporte interativo e agora na Fox e comecei a pesquisa e conhecer a história do wrestling e hoje dia sou apaixonado por isso e vejos Roh, Tna, Njpw, Lucha Undregound e vou continuar acompanhando pelo resto da minha vida
    E um dia vamos ver V8 numa luta no Nxt to na torcida por ele

  3. Chega a ser meio estranho pensar na forma como o tempo age nessas situações, seja na luta livre ou em qualquer outro esporte. Eu comecei a acompanhar PW em 2006 (Sim, esse ano fazem 10 anos) por causa de um jogo de Nintendo 64 chamado WWF Wrestlemania 2000 e ali me apaixonei pelo esporte na hora. Metade do roster que eu conheci naquele jogo já está aposentado, e a outra metade está numa eminência gigantesca de seguir esse caminho, é bizarro ver como o tempo passa e mais assustador ainda parar pra imaginar o que será do futuro nisso tudo.

    Grande texto, mais uma vez, Goto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…