Hoje, 18 de Setembro de 2023, o Wrestlemaníacos, o portal dos maníacos por wrestling completa 15 anos de existência, e nós queremos usar essa marca histórica para agradecer e refletir sobre.
Quando o site foi fundado lá nos idos de 2008 pelo Johnny e pelo Thiago, a ideia inicial era suprir a necessidade de mais portais sobre a luta livre/pro-wrestling/telecatch que a internet brasileira, em sua maior parte ainda rastejante nos kbps da internet discada, necessitava, principalmente depois do estrondoso sucesso que a WWE havia conquistado em apenas três meses, de Janeiro a Abril daquele ano nas tardes de sábado no SBT, e que moldou uma geração de fãs apaixonados pelo “vôo do anjo“, pelo “coveiro“, pelo “cuspidor de maçãs“, entre tantos outros lutadores de destaque nos shows semanais enlatados em 1 hora de programa para o Brasil.
Em setembro de 2008 já não tinha mais WWE no SBT, mas na internet uma legião de fãs interessados em falar sobre o assunto tomava conta de comunidades do Orkut, fóruns, grupos de MSN e ICQ e muito mais. É nesse contexto que surge o Wrestlemaníacos, tanto com o site quanto com o fórum, com uma ideia inicial: ser um espaço para pessoas que queiram debater sobre essa arte apaixonante da luta livre, quanto que queiram produzir conteúdo sobre o assunto.
Hoje, quinze anos depois, permanecemos em pé. Diante de vários erros e acertos cometidos durante essa história, chegar a marca de quinze anos de existência do projeto – falando de um assunto tão nichado e que para muitos fora da bolha é motivo de piada – só pode ser motivo de orgulho. Orgulho de ter se apaixonado cada vez mais pela luta livre com o tempo, e ter dedicado muito, mas muito da minha vida ao longo desses quinze anos em algo que pode até não “dar futuro” ou “ter retorno financeiro”, mas que mesmo nos dias mais cansativos, me fez dormir feliz com o trabalho feito, não só por mim, mas pelo retorno do publico, que sempre foi o nosso pagamento pelo trabalho prestado, seja em dias longos de coberturas de eventos nas redes sociais ou aquela notícia que a gente passa horas pra buscar em fontes, traduzir e transcrever da melhor forma possível.
Como eu disse no inicio, essa postagem é uma forma de agradecimento, e os agradecimentos devidos a todos que nos ajudaram nesses quinze anos vão vir no final do texto, mas desde já eu preciso começar agradecendo a todos vocês, que nos seguiram ou interagiram nas redes sociais, ou clicaram em um link para uma publicação no site, ou deram play em algum podcast ou vídeo no Youtube ou Twitch, que vieram fazer parte da equipe ou que nos ajudaram no nosso financiamento coletivo. O retorno do publico em qualquer uma das empreitadas do Wrestlemaníacos desde 2008 é claramente um dos motivos para nunca pensarmos em desistir do projeto e viver nossas vidas, mesmos nos momentos em que a luta livre parecesse estar distante das rotinas dos nossos colaboradores.
Antes dos outros agradecimentos, eu (Izac Luna) decidi vir aqui trazer um outro motivo para nunca ter desistido do projeto, mesmo com a minha vida me colocando longe dos shows de luta livre por várias vezes nesse período: a gratidão em como o Wrestlemaníacos potencialmente salvou minha vida. E como isso tem relação com o Setembro Amarelo.
Talvez eu nunca tenha falado disso em conteúdos feitos para o Wrestlemaníacos, e seja algo que apenas meus amigos mais próximos saibam, mas em 2008 eu – que já conhecia a luta livre há 2 anos por causa de uma fita do antigo Nintendo 64 do WWF Wrestlemania 2000 – acabava caindo no Wrestlemaníacos por um conselho da minha psicóloga, que via o meu interesse pelo pro-wrestling como uma saída para lidar com a depressão por bullying que eu sofria aos 15 anos, principalmente na escola. Entrar para o site no fórum, conversar com pessoas diferentes, pensar nos shows, nas histórias, e desde cedo pesquisar MUITO sobre tudo isso me ajudou em um momento que eu basicamente não conseguia ter interesses ou vontades, muito pela sensação de fracasso total que eu sentia nos meios que eu convivia, em uma época que o bullying era tratado como “coisa de jovem frouxo” e sequer existia um debate sobre saúde mental.
E é por isso que é tão importante movimentos como os do Setembro Amarelo, que iniciou em 2013 e que tenta trazer um foco direcionado para esses tipos de discussões, principalmente a da Prevenção ao Suicídio. Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria: “O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde – OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 01 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.”
Parafraseando o site da ABP, todos nós devemos atuar ativamente na conscientização da importância que a vida tem e ajudar na prevenção do suicídio, tema que ainda é visto como tabu. É importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha. Conforme diz a campanha de 2023, “se precisar, peça ajuda”, confira abaixo algumas informações que podem ser úteis para você ou para alguém próximo a ti, que possa estar enfrentando problemas.
Existem muitas formas de sair dessa e o acompanhamento certo é fundamental. Eu tive a sorte em 2008 de achar uma excelente psicóloga que achou um meio de me fazer superar problemas que poderiam ter consequências para o resto da vida. Para além disso, eu ainda acabei me apaixonado pelo que eu fiz no Wrestlemaníacos, conheci meus melhores amigos graças a isso e ainda vivi alguns dos melhores dias da minha vida anos depois graças a isso. O que o Wrestlemaníacos foi importante para mim ao longo desses 15 anos, me resgatando da vida real, difícil e cheia dos problemas, para algo que eu amei, amo e talvez sempre amarei fazer, seja escrevendo um texto no site, conversando com os leitores nas redes sociais, editando um podcast ou até mesmo pesquisando para fazer algum conteúdo. Ajudar a manter isso no ar por quinze anos é minha retribuição por tudo que o Wrestlemaníacos fez por mim.
Mas como eu disse lá no começo: a proposta do Wrestlemaníacos sempre foi ser uma plataforma para quem quiser fazer conteúdo sobre pro-wrestling, independente do formato, e felizmente o site conseguiu receber algumas das melhores pessoas que poderiam aparecer no projeto, e vai aqui o segundo agradecimento desse texto.
A todos aqueles que já produziram algum conteúdo para o Wrestlemaníacos, você também foi parte fundamental dessa história que completa quinze anos. Aos(as) colaboradores(as) atuais: Andréia Liarte, Alvaro Olyntho, Beatriz Feijó, Caetano Loureiro, Cesar Mendoza, Conrado Bellangero, Gabu Silvero, Gêra Lobo, Ítalo Santana, Jackson Oliveira, Jeff, João Aranha, João Neto, Johnny Marques, José Accorci, Kaique Santos, Leonardo Faria, Lucas Costa, Marcelo Lopes, Marco Antônio, Marcio Moreno, Mateus Ribeiro, Marcos Gil, Matheus de Lara, Sávio Pereira, Octs e Rodrigo Peret, esse aniversário também é pra vocês, que são responsáveis diretos por chegarmos a Setembro de 2023 com um projeto tão especial assim. Lembrando que todos podem fazer parte dessa construção do Wrestlemaníacos, dá uma conferida aqui.
Assim como os outros(as) colabores(as) que já passaram pelo site e já não estão mais na equipe, como: Anna DeMarco, Allan de Almeida, Danilo Queiroz, Diney Paiva, Erick “CK” Araújo, Erik Matheus, Enzo Bacarin, Gabriel Munhoz, Guilherme Quireza, Igor Cometti, João Basílio, JVS Passos, Lucas Oliveira, Mari Carvalho, Rodrigo Vinicius, Thomás Moreira, Yan Karlor, entre MUITOS, MUITOS outros que passaram pelo site ao longo desses quinze anos e que possam ter fugido da minha mente. É por essa base, que foi reforçada com o trabalho de muitas mãos, que seguimos em pé há muito tempo, e pretendemos ficar por mais.
Agradecer também a todos que em algum momento abraçam a ideia do nosso financiamento coletivo no Apoia-se e nos ajudou a pagar as contas e nos manter no ar por tanto tempo: Yrana Miranda, Dionelson de Melo, Maicon de Oliveira, Eduardo Lampert, Pedro Westim, Beatriz Feijó, Arthur Donnar, Juliano Godoy, Luis Henrique, Raphael Consani, Luan Rodrigues, Caio Henrique, Luiz Carlos Jr. Modesti, Diego Oliveira, Lucas Oliveira, Leonardo Terra dos Santos, Luan Carlos, André Lourenti Magalhães, Renata Santos, Mattheus Henrique Dantas, Marcelo Rodrigues, Emanoel Victor, Italo José Zomer, Pedro Henrique Cintra, Yago Oliveira e Leonardo Luni. Se você puder fazer parte dessa turma, confere os nossos planos de apoio e nos ajude você também.
Agradecimentos também a todos da comunidade que em algum momento aceitaram nosso convite para fazer algo em conjunto. Ter uma comunidade grande e ampla de produção de conteúdo é fundamental para que a gente siga amando esse esporte. Agradecimentos aos portais da comunidade atual: All Elite BR, 4Corners Podcast, Over the top Rope Podcast, Powerbomb Brasil, Pro-Wrestling Total, Zuera of Wrestling, Catchmania Network, Elas que Lutem, WrestleBR, Central Wrestling, Clarissa WWE, Ratos de Ringue entre tantos outros que já nem estão mais ativos, mas que também participaram da construção dessa comunidade em algum momento ao longo desses 15 anos de Wrestlemaníacos, como o Portal da Luta Livre, Get Ready to Rumble, o Wrestlinformativo, Casa do Wrestling, Wrestling Zone, e por ai vai.
Chegar aos 15 anos em um projeto como esse não é tarefa fácil, mas graças a todos os citados e muitos outros que eu posso ter me esquecido, isso foi possível. É nosso agradecimento para todos vocês. Que venham mais 15 anos de muita luta livre, nunca perdendo o espirito que nos trouxe até aqui, sendo maníacos por wrestling. Obrigado.
Loading…