em ,

Um olhar sobre Los Ingobernables de Japón

Breve história e ordem de entrada de membros.

Quem acompanha a NJPW sabe que a empresa tem diversas facções sendo o Bullet Club a mais famosa. Mas aqui não falaremos de BC, hoje vou falar da minha facção favorita: Los Ingobernables de Japón. 

Fundada em 2015 Los Ingobernables de Japón se tornou uma das mais populares facções da NJPW conquistando vários dos títulos tanto na divisão Junior, quanto na Heavyweight. Mas pra falarmos de L.I.J temos que falar de Tetsuya Naito em 2013. Mas por qual motivo temos que falar do Naito em 2013? Simples, em 2013 Naito estava com o foguete do push amarrado nas costas, sendo colocado como face e em rota de título e tudo mais, só que o público não gostou disso e vinha deixando bem claro. O pico dessa situação se deu próximo a época do Wrestle Kingdom 8 onde abriram uma votação para decidir qual seria o evento principal da noite a escolha ficou entre a já planejada Kazuchika Okada e Tetsuya Naito pelo IWGP Heavyweight Championship e a luta de Shinsuke Nakamura e Hiroshi Tanahashi pelo IWGP Intercontinental Championship, com a luta de Nakamura vs Tanahashi sendo escolhida pra ser o main event e relegando Naito vs Okada a co-main event.

Pulamos para o ano de 2015 onde em certa altura Naito vai para o México através da parceria com a CMLL (Consejo Mundial de Lucha Libre) onde ele se juntou a Los Ingobernables e passa a adotar a postura de heel do grupo tanto no México quanto no seu retorno ao Japão. Tendo retornado a NJPW Naito permanece heel e anuncia que vai trazer um pareja (parceiro) para ver sua luta contra Hiroshi Tanahashi pelo contrato que dava direito a uma luta pelo IWGP Heavyweight. Em 12/10/2015 o pareja aparece atacando Tanahashi, e é ninguém mais, ninguém menos que Takaaki Watanabe, que posteriormente seria renomeado para “King of Darkness” EVIL, mas a interferência é parada por Hirooki Goto e Katsuyori Shibata e assim começa a se formar o grupo.

Na noite de abertura da World Tag League é revelado que Bushi, que estava voltando de lesão, se juntou a Naito e EVIL e sendo o terceiro homem do grupo, em dezembro Bushi oferece um lugar no grupo para o lutador Máscara Dorada e ao ser rejeitado, ataca o luchador levando a uma rivalidade onde Bushi vence Dorada para tomar o título dele e trazer o primeiro belt para a stable.

Em 2016 Naito ganha a New Japan Cup e com isso ganhou o direito de desafiar qualquer campeão da empresa, escolhendo desafiar Kazuchika Okada que era o IWGP Heavyweight Champion da época. No PPV Invasion Attack Naito derrota Okada com ajuda de Sanada que é revelado sendo o novo membro da stable.

Em dezembro de 2016 Hiromu Takahashi retorna após uma excursão internacional de 3 anos, onde passou maior parte do tempo na CMLL, e se junta a L.I.J. Em janeiro acontece o Wrestle Kingdom 11 onde todos a stable consegue “fazer a limpa” e vencem todas a lutas no evento levando os títulos NEVER Openweight 6-man Tag Team (Bushi, EVIL e Sanada) e o IWGP Junior Heavyweight (Hiromu Takahashi), e com Tetsuya Naito mantendo seu título IWGP Intercontinental.

 Pulamos para outubro de 2018 onde o sexto membro seria revelado como sendo Shingo Takagi, um veterano que passou 14 anos na Dragon Gate, ele se juntou a Naito, Bushi e Sanada numa luta onde derrotaram a CHAOS, Takagi seguiria para a divisão de Juniors onde ficaria por mais de um ano e teria uma sequência invicto em esmagadora maioria de suas lutas, perdendo somente em lutas de duplas onde mesmo nas derrotas não foi pinado, o placar de vitória e derrotas ficou sendo de 72 vitórias e 3 derrotas. Ele também foi o único World Heavyweight champion do grupo após a unificação dos títulos (e apresentação daquele cinturão que vai questionável a horroroso dependendo da opinião de cada um).

Membros e alguns acontecimentos marcantes

Agora que conhecemos os membros eu quero trazer algumas conquistas e momentos marcantes da stable e que não sou poucos, coletivamente eles já tiveram controle de quase todos os títulos disponíveis na empresa (só não conquistaram o troféu KOPW) e ganharam os mais prestigiados torneios.

Vou começar com um dos acontecimentos mais marcantes da stable, a traição de EVIL, que marca a primeira e única saída por conta própria do grupo.

No final de fevereiro de 2020 a NJPW entraria em hiato devido ao começo pandemia de COVID-19 e tendo retornado as atividades em junho com a New Japan Cup onde o prêmio seria uma chance de disputar os dois títulos que estavam em posse de Tetsuya Naito. Conforme avança no torneio EVIL se torna cada vez mais agressivo e começa a trapacear para vencer suas lutas, o ápice dos acontecimentos se dá na final do torneio, onde o Bullet Club ataca Kazuchika Okada, que era o oponente de EVIL, enquanto o membro do L.I.J estava caído e em consequência disso lhe garante a vitória, Naito vem parabenizar EVIL e falar sobre a luta que teriam pela frente, quando é atacado por EVIL que deixa claro que está abandonando a facção e se juntando ao BC. 

O vídeo tem legendas em inglês durante a promo.

Tetsuya Naito

Após esse momento marcante, vou começar a lista com Tetsuya Naito o líder e fundador dessa stable. Naito foi Heavyweight Champion 3 vezes, Intercontinental Champion 6 vezes e foi o primeiro a unificar os dois títulos citados. Mas o momento que vou falar aqui aconteceu em 2017 e foi o ápice da mudança de personagem pelo qual passou após abandonar sua persona face, o stardust genius, que não estava fazendo sucesso com os fãs. O cenário foi a final do G1 Climax 27e a entrada de Naito provoca um pop da torcida nunca antes visto para o Ingobernable, a noite ainda termina com a vitória de Naito que faz a plateia ir a loucura e sagra Naito como o main eventer que tentaram fazer dele anos atrás, porém falharam. 

Após sua turnê no México Naito passou o idioma espanhol para nomear seus golpes, provocar a platéia, e até mesmo em suas camisetas.

Bushi/BUSHI

BUSHI é um dos membros mais antigos da stable, sendo um dos 3 originais e foi primeiro a conquistar um título, após atacar e roubar o cinturão de Máscara Dorada quando esse se recusou a fazer parte da L.I.J uma luta foi marcada e BUSHI saiu vencedor contando com a ajuda de EVIL no processo. BUSHI é o único lutador mascarado do grupo. 

SANADA

Sanada é o último membro a ganhar um título individual. Seus reinados foram de equipes, sendo 3 reinados com o IWGP Tag Team Championship, 3 com o NEVER Openweight 6-Man Tag Team Championship, vencendo duas vezes o torneio World Tag League (ambas tendo EVIL como parceiro) e atualmente conquistou o IWGP USA Heavyweight Championship

SANADA comemorando seu primeiro título individual

Hiromu Takahashi

Hiromu Takahashi é o principal nome da facção na divisão Juinior da empresa tendo sido 4 vezes campeão Junior Heavyweight e ganhado o torneio Best of Super Juniors (BOSJ) 3, tendo vitórias em dois anos consecutivos (2020 e 2021) e empatando em número de vitórias com Koji Kanemoto e Jushin Thunder Liger (se contarmos a vitória no Top of Super Juniors que foi o formato inicial do torneio).

Uma marca de Hiromu Takahashi são suas roupas de entrada enormes e altamente coloridas.

Shingo Takagi

E finalmente chegamos a Shingo Takagi, o último membro a se juntar ao grupo tem um histórico extenso na luta livre e foi um dos principais nomes da Dragon Gate por bastante tempo. Takagi teve um avassalador começo na sua estadia com a NJPW, além da sua sequência invicta já citada antes ele foi o primeiro lutador a ser campeão dos dois cinturões NEVER ao mesmo tempo. Takagi teve sua luta contra Will Ospreay, pela final do torneio Best of Super Juniors, escolhida como luta do ano em 2019; em 2021 ele foi eleito como o lutador que mais se destacou (Most Outstanding Wrestler) e MVP do Japão nos prêmios do WON, o que mostrou o destaque que o lutador obteve.

Shingo Takagi teve um dos melhores anos de sua carreira em 2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Loading…