em

Wrestlemaníacos 10 anos: uma década de paixão

Hoje, 18 de setembro, completamos 10 anos de paixão por esse esporte

Este texto ficou na minha cabeça por meses, desde que me dei conta que o Wrestlemaníacos estaria completando 10 anos. Mas eu simplesmente não conseguia escrever, porque reviver tudo na minha mente, era mais excitante. Eu consegui por meses ficar indo e voltando no tempo, lembrando e relembrando desse projeto que iniciei há 10 anos atrás. Não sozinho, mas junto com o Thyago Oliveira, vulgo HHH.

O pro-wrestling se despertou em meu sangue quando eu era moleque, quando joguei no SNES o lendário WWF WrestleMania. Ao lado do meu irmão, eu batalhava com ele, usando o Undertaker e ele o HBK, eu tentava vencê-lo usando raios, mas meu irmão era mais experiente e no fim sempre me derrotava. Este foi meu primeiro contato com o PW, mas pra mim, Undertaker era apenas uma persona de video-game, ele não existia na vida real. Mas descobri isso anos depois e novamente graças aos games.

O WWF WrestleMania me fez conhecer mais desse mundo, e nele conheci meu ídolo eterno: The Rock. Após isso, já sabendo da existência desses caras, eu tentei buscar vídeos dos shows, mas claro, sem sucesso, porque o acesso desse conteúdo no Brasil na época, era praticamente impossível. Eu tive que me contentar com os games. Alguns anos se passaram e o SmackDown vs. RAW 2006 do Playstation 2 fez minha paixão pelo PW aumentar. Eu sabia da existência do tal telecatch, e graças a essa paixão e consegui flashes da minha família assistindo ao telecatch na tv, sim, a luta-livre nacional que hoje sofre tanto preconceito. Mas ainda eu era forçado a me contentar com os games. Eu jogava o SmackDown vs. RAW com meus primos e era lei: todo final de semana tínhamos que jogar Royal Rumble. E quem se tornou apaixonado pelo PW foi o saudoso HHH, Thyago Oliveira, meu primo (citado no início do texto), um dos fundadores do Wrestlemaníacos.

Mas em 2008 tudo mudou graças a um homem chamado Silvio Santos. É claro que estou falando do WWE LUTA-LIVRE NA TV que o SBT transmitiu em 2008.

Essa rede nos inspirou a criar o Wrestlemaníacos. Mas não, não foi nada planejado. Após as primeiras semanas dos shows no SBT, lembro de trocar ideia com o Thyago pelo MSN sobre os shows, e como não éramos acostumados com os mesmo, queríamos saber mais. Mas porra, era impossível achar informações. Até que na zoeira soltei um pro Thyago: “ôh seu fdp, o que acha que criamos um blog sobre WWE?”. Ele nem pensou duas vezes e disse: “vamos!”

Mas claro que tínhamos receios como: “cara, e se não der certo? e se for um fracasso?”. Mas fomos tentar.

Na época eu estava começando a me interessar por design gráfico, e já criava alguns materiais (horríveis, péssimos, meu Deus que vergonha) e isso facilitou para eu criar o layout do blog.

Em 2008 a internet não era acessível como hoje, obviamente. Achamos poucos blog brasileiros no Google, mas dois nos chamara a atenção: Portal da Luta Livre e o This is Wrestling!. Não vou negar que nos inspiramos nesses dois blogues. Mas na minha visão de um futuro designer, eu via que podíamos ter um diferencial: design!

A maioria dos blogues nacionais tinham um padrão seco: cores pretas e brancas. Eu queria fugir disso. Então fiz o oposto, layout branco e vermelho. Outro diferencial foi a organização, queríamos não apenas um blog, mas sim um portal de conteúdos com sessões para o leitor poder entrar e viajar nas abas dos conteúdos.

Essa foi a primeira etapa do projeto Wrestlemaníacos. Agora era botar isso no ar.

Tudo estava pronto e faltava começar a postar conteúdos. A primeira postagem do WWE WrestleManíacos foi no dia 13 de março de 2008, em plena época de WrestleMania (evento que eu nem tinha noção da dimensão). Vocês devem estar se perguntando: “ôh caralho, por que então o aniversário do blog é dia 18 de setembro?” Calma, logo explico.

Após isso, é claro que quase não tínhamos visitantes. Começamos a usar o Orkut para divulgar, mas tudo estava sendo em vão. Até que 5 dias depois do lançamento, fizemos algo que foi nosso “boom” na blogosfera. Tivemos a ideia de publicar o quê? Conteúdo +18 no blog. Eu sei, éramos cabaços, mas na época isso era normal. Publicamos a Playboy da Maria Kanellis e divulgamos por Orkut inteiro. Os acessos aumentaram consideravelmente, graças ao fapeiros (e sei que muitos de vocês conheceram o blog por isso) da época. Mas isso nos deu mais responsabilidade, porque começávamos a ter público e para segurá-los, precisávamos de conteúdos. Foi quando fizemos mais coisas que hoje em dia não me orgulho: pirataria.

Publicávamos downloads e vídeos dos shows. DVDs. CDS. PLAYBOYS! E wow, sucesso. Nós éramos vistos e começávamos a crescer.

Em quatro meses, batemos a meta de 100 mil visitas. Dois meses depois, já tínhamos chegado ao dobro de visitas. O sucesso era óbvio, sem demagogia. Até hoje eu ainda fico perplexo com tamanho crescimento em tão pouco tempo. Em menos de 1 ano, tínhamos MEIO MILHÃO de visitas.

Em dezembro de 2008, o Portal da Luta Livre, que era referência para todos no quesito pro-wrestling já que tinham grandes nomes na equipe (oi Iran, oi Marcos, amo vocês) criou o prêmio WWW.restling 2008, onde era indicado os melhores sites/blogs de pro-wrestling do Brasil. A votação contou com 15.930 diferentes opiniões, para avaliar os melhores do ano na blogosfera do pro-wrestling no Brasil. Concorremos em diversas categorias, inclusive na principal que era de melhor site de PW do Brasil. Nós ficamos em terceiro lugar. Não acreditávamos, era surreal. Ah, e ganhamos como melhor site de informações e conteúdo.

Tínhamos uma visão diferente da maioria dos blogs da época. Não ficávamos satisfeitos apenas com notícias, nós queríamos passar mais informações e diversão para nossos leitores e passávamos o tempo todo pensando no que fazer. Uma das novidades foi o fórum WrestleManíacos. Mais um sucesso. E por lá tínhamos a saudosa E-Fed, fantasy game de pro-wrestling.

Para terem ideia do quanto éramos ricos em conteúdo, em 1 ano e 4 meses, tínhamos feito 5.424 posts. E 90% desse conteúdo, era de grande trabalho.

Mas a vida adulta começou a nos atrapalhar. Tanto o Thyago quanto eu, não conseguíamos mais nos dedicar ao WrestleManíacos. Tínhamos uma equipe enorme, mas por sermos criadores, as coisas não saiam como queríamos, parecia que nosso filho estava saindo de casa com o cabelo bagunçado e isso nos incomodava. Começamos a ver falhas e o blog cair de produção. Pouco a pouco o que construímos estava sendo deixado de lado. Nosso foco inclusive mudou, a ponto de postarmos conteúdos de MMA.

Entrei na faculdade. Comecei a trabalhar. Meu tempo para o projeto WrestleManíacos era zero. O Thyago acabara de entrar na faculdade também. Não sabíamos mais o que fazer. Até que tomamos a decisão mais difícil na época: dar fim ao WrestleManíacos. Não foi nada fácil, acreditem.

Em julho de 2009, pouco mais de 1 ano de blog, ele teve seu fim.

Eu lembro de estar escrevendo a notícia do fim do blog. Meus olhos enchiam de lágrimas. Mas era isso, não tinha mais o que fazer. Após a postagem, choveu comentários, quase 300. Alguns lamentaram e nos agradeceram, já outros nos acusaram de egoístas já que outras pessoas, segundo estes comentários, poderiam cuidar do projeto. Foram semanas com o peito apertado. Mas eu prometi para mim mesmo que isso seria um hiato, que ainda eu voltaria com o projeto. Mesmo com o fim, o fórum continuou na ativa e por lá os leitores mantinham contato e o nome WrestleManíacos permanecia vivo.

Nesse tempo pós WrestleManíacos, me ausentei totalmente do mundo do pro-wrestling. Eu não assistia shows, não acompanhava blogs. Eu não sabia absolutamente mais nada dessa minha paixão.

Eu continuei focando em meus estudos mas no meu coração, sempre teve algo dizendo que logo meu projeto estaria de volta. Cerca de dois anos após o fim, em diversas vezes, algumas pessoas old school da blogsfera conversaram comigo para voltar com o projeto e eu sempre recusava porque não me sentia pronto para isso, eu sabia que se voltasse, seria uma atitude falha.

Uma dessas pessoas? Izac Luna. Esse cara vivia me chamando pra voltar com o projeto e eu recusava e recusava. Mas me formei na faculdade e já vi esse retorno como uma possibilidade. Até que aceitei voltar após uma reunião com o Izac, Rato e Marques. Esses três são os responsáveis pela volta do blog. Foram meses de reuniões, falando de estratégias, do projetos etc. E em 18 de setembro de 2011, o blog WrestleManíacos estava de volta. Opa, agora era Wrestlemaníacos.

Era oficial, depois de 2 anos o blog que conquistou tanta gente, voltava a ativa e com pessoas experientes. Infelizmente o Thyago optou por permanecer fora, com isso o Izac se tornou dono do blog ao meu lado que permanece até hoje, claro.

Ah, agora volto a falar sobre a data de aniversário de blog. É, no fundo temos duas datas de aniversário, mas 18 de setembro foi escolhido por ser uma fase nova, uma era especial. Deixamos de ser apenas blog, para ser um dos maiores portais nacionais de pro-wrestling. E se juntarmos essas datas, temos mais de 10 anos, é, loucura isso.

O retorno não foi uma maravilha, confesso que achei que ainda estaríamos no topo, o sucesso de 2008 estava ainda em mim. Mas obviamente as coisas mudaram em dois anos. Muitos blogs de qualidade apareceram e tivemos que reconquistar nosso lugar no blogosfera.

O nome Wrestlemaníacos ainda era forte e isso nos ajudou. Aos poucos fomos retomando nosso lugar. Apesar de estarmos mais experientes, ainda usávamos modos irregulares para fazer nosso nome. Ainda permanecíamos com downloads e transmissões de shows.

Chegou um momento que vimos que isso não era mais preciso. Tínhamos nome para sobreviver sem conteúdos irregulares. Tiramos de todo o blog conteúdos piratas, focando apenas com conteúdos legais. Foi o momento de maior crescimento mental para nós. Uma equipe madura e profissional faz o Wrestlemaníacos estar onde está nos dias atuais.

Graças a esse trabalho árduo, somos reconhecidos por grandes empresas e lutadores. As maiores empresas de pro-wrestling já visitou ao menos uma vez nosso blog.

O Esporte Interativo se tornou parceiro da gente, lá fizemos parte da mesa de comentaristas do canal nas transmissões do Impact, com o João Aranha nos representando. Conseguimos levar nosso nome no show do NXT, estivemos na WrestleMania 34 representado pelo Enzo Bacarin e vimos ali de perto nossos brasileiros Adrian Jaoude, Cezar Bononi e Taynara Conti.

O Wrestlemaníacos se mantém no ar graças ao nosso amor pelo pro-wrestling, é uma década de paixão, literalmente. Não ganhamos dinheiro. O que é algo que leva muita gente a me questionar ao saber que tenho um blog: “Por que motivo você tem um blog então? Você não ganha nada”. E minha resposta é a mesma. Eu ganho reconhecimento, eu ganho um “parabéns” dos leitores. É uma dedicação imensa mas que sem ela, não teríamos chegado aos primeiros 10 anos de Wrestlemaníacos.

Por Johnny Marques

Fundador do Wrestlemaníacos.

12 Comentários

Deixar um comentário
  1. Mesmo antes de me tornar parte da equipe, o Wrestlemaníacos já era meu site favorito de Wrestling. Graças a isso, tomei o site como inspiração e ele me ajudou a melhorar o meu Português e aprender bastante Inglês, além de, é claro, me dar um maior conhecimento da luta livre.

    Já dissemos várias vezes, mas é sempre bom lembrar que não ganhamos nenhum centavo com o site, porém nossa paixão é tão grande que vale a pena usar nosso tempo livre para divulgar a luta livre no Brasil na tentativa de torná-la mais popular em nosso país. Muitos acham que somos um site com equipe preparada para isso, mas, na verdade, sempre fomos apenas fãs de Wrestling que estudam/trabalham em coisas totalmente diferentes do que é apresentado no site.

    Atualmente a interação com os leitores melhorou muito graças ao Twitter. Então, caros leitores, digo para vocês que sempre aproveitem essa rede social, pois quando eu era apenas um leitor, sentia que a área de comentários no site não era suficiente.

    Quero agradecer ao Izac e ao Johnny por terem me dado a chance de fazer parte da equipe, além de nunca me demitirem de verdade por conta das minhas brincadeiras de mau gosto e dos spoilers. Espero que possamos alcançar 20 ou mais anos com o site ativo e quero dizer que podem contar comigo mesmo que meu tempo esteja bastante reduzido atualmente.

    Desejo um feliz aniversário para a nossa equipe que faz o Wrestlemaníacos ser o que é, e também aos leitores fieis que sempre nos acompanham.

    Eu sou maníaco por wrestling!

  2. É sempre bom frisar que, brincadeiras a parte, tudo o que foi feito nesses 10 anos, foi pura e simplesmente por amor ao esporte.

    Todos amamos a luta livre, em seus aspectos, e não nos conformamos em apenas ficar no sofá de casa, mas criar espaços (minha coluna, inlcusa) para o debate e compartilhamento saudável de ideias e opiniões.

    Erramos no caminho? Sempre. Não há perfeição em quem sai da estagnação. Mas, nunca faltará vontade de ser melhor que ontem e, amanhã, melhor que hoje.

    Que venham mais muitos anos pra esse moleque saudável – e fã do Undertaker.

  3. Parabens galera! Lembro de quando acabou a transmissão da WWE no SBT e eu ia na Lan House procurar algum site para poder assistir os PPV, e vocês eram o único .BR que eu acessava. Olhando agora, bate uma mega nostalgia, eu tinha apenas 12 anos! Saudades do forum, o que aprendi a mexer de Photoshop foi nessa época, vendo e aprendendo fazer as famosas Signs hehe saudades e-fed, que eu tinha que esperar até meia noite pra conectar na minha net discada para postar uma promo (e quase sempre esquecia). Parabens guys! Saudades das motos voando sobre os ringues em chamas!

  4. Confesso que eu mesmo não conseguiria colocar isso tudo em um texto, tenho orgulho de ter feito parte e ainda ser lembrado nessas datas comemorativas, sinto saudade, ainda acompanho o portal, inclusive mais ele que o próprio PW em geral. Aqui tem uma equipe que se dedica leva a sério e dá o sangue pra elevar o status da marca Wrestlemaniacos. Orgulho, é a palavra que melhor define meu sentimento por isso aqui!! Parabéns Johnny “John” Marques, Izac, João Aranha e toda a equipe, vcs são fodas!!

  5. 10 anos? Caras de verdade, vcs estão de parabéns. Fiz parte de 2 gerações dessa equipe aí e tenho que confessar que mesmo de longe eu permanecia acompanhando. Não tanto quanto gostaria. Mas sempre tive cari ho por esse lugar. Johnny e Thyago… Sem palavra pra esses caras. Foi bom ter passado tempos aqui. Ter me divertido na E-Fed. Ter conhecido uma galera engraçada…. Ter conhecido uma galera chata….outra mentirosa…e por aí vai….kkkkk
    Mas independente de qualquer coisa… é bom ver o WRESTLEMANIACOS ainda na ativa.
    #PAZ

  6. PW entrou na minha vida em 2008 (Geração SBT) e peguei gosto pela coisa que fui procurar mais na internet. Logo achei o Wrestlemaníacos e comecei a acompanhar, foi o site que me deu embasamento e mais conhecimento sobre o mundo do Wrestling, conhecendo novas empresas, noticias acerta do assunto, expressões e tudo mais.

    Sempre quis trabalhar no site e quando consegui, foi uma grande honra. Agradeço o Izac e o Johnny por deixar eu fazer parte da equipe ótima que o WM tem. E mesmo com a loucura da rotina de todos, procuram sempre ajudar o site a melhorar. Parabéns a todos os envolvidos com o projeto e que muitos mais anos venham por ai.

  7. Caraca, 10 anos?! To ficando velho… integrei a primeira equipe que o Johnny e o Thyago chamaram pra ajudar no blog, aqui fiz grandes amigos e tenho boas lembranças dessa época! Hoje acompanho o mundo PW apenas como espectador, e tenho o Wrestlemaníacos como principal fonte pra acompanhar as últimas noticias e acontecimentos.
    É bom ver o quanto vocês cresceram e continuam avançando nesse mundão do PW.
    Toda sorte do mundo pra vocês e que venham mais 10 anos!

  8. Florista? João Aranha? Rato? kkkk Caramba esse post apareceu patrocinado no meu instagram, e tdos os momentos e amigos que fiz no fórum do Wrestlemaniacos vieram a tona na minha mente. Sinto muita falta de ter um fórum tão legal como aquele pra discutir assuntos diversos, compartilhar nossas famigeradas signs, e jogar o E-Fed que era sensacional hahaha
    Parabéns pelo aniversário e grande abraço!

  9. Ohhh god! 10 anos já ? Eu e a Paty já somos titias então kkkkk saudades mostra do fórum! Dei muitas risadas la, era muito agradável conversar com todos : )

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Loading…