Fala, pessoal! Estou de volta aqui no Wrestlemaníacos para mais uma edição do WWE Conclusions! Como eu sempre peço pra vocês, comentem no post, é muito importante a participação de vocês, com suas opiniões, sempre acrescentando conteúdo, algo que eu possa ter deixado escapar, também pra criticar o texto, sempre de forma construtiva.
No texto de hoje eu vou falar do wrestler que mais divide opiniões do público, tanto em caráter quanto à sua capacidade como lutador de pro-wrestling, e se você leu o título, talvez não conheça essa frase que virou meme na internet de alguns meses pra cá, mas estou falando de John Cena. Mas vamos ao que interessa? Cliquem no leia mais abaixo para verem o resto do texto.
Eu gostaria de começar essa crônica com uma frase que eu costumo falar sobre o Cena: todos amam odiá-lo, mas odeiam amá-lo.
De fato, o personagem de John Cena foi criado de uma tal forma que torna extremamente prazeroso odiá-lo. Quem não gostaria de estar em uma arena da WWE e gritar “Cena Sucks” ao passo que as crianças, mulheres e alguns fãs da Cenation gritam “Let’s go Cena”? Imagino que seja muito divertido e até um pouco cômico partilhar da mesma chants com “smarks” (as aspas não são por ser um termo ou qualquer palavra em inglês, note que não coloquei em chants). O grande problema disto é quando se torna pessoal, quando se ignora o senso crítico para se deixar prevalecer do senso comum, ou seja, quando as pessoas deixam o senso comum guiar a sua crítica, e isso sempre vai ser ruim, não importa o tema que estejamos falando. De modo mais simplificado e adequando ao tema, o que eu vejo em diversas redes sociais são muitos “críticos” de pro-wrestling deixando suas opiniões serem levadas pelas chants de “Cena Sucks”, só por elas serem cantadas por homens adultos, ou seja, a grande maioria dos smarks.
A partir disso, surgem os comentários “Cena lixo”, “Cena horrível”, “enterrador”, “só tem 5 golpes”. O pior de tudo é que a maioria dessas pessoas (muitas que se dizem altamente entendedoras de pro-wrestling) pronunciam isto sem terem fundamentos ou argumentos que possam demonstrar essas ideias como opiniões próprias e com veracidade, as opiniões parecem que foram ditas por outras pessoas. É como se fosse uma máquina que estivesse programada a repetir tudo aquilo que tenha lido ou ouvido. Isto é o exemplo de abandonar o senso crítico e guiar-se pelo senso comum.
Antes de querer entrar em temas mais abrangentes, vamos voltar o foco ao tema do texto.
Diferente da opinião das pessoas citadas acima, muitos daqueles que dedicam suas horas a analisar o wrestling de uma forma cautelosa, tentando detectar os mínimos detalhes e, desta vez sim, com fundamentos, argumentar em sua crítica, concordam comigo ao dizer o quão bom é John Cena. O momento atual em que vive a WWE é exatamente a reflexão disto. Os ratings cada vez menores mostram uma carência que a empresa sofre sem uma grande estrela, do modo que trabalha desde Hulk Hogan.
Cena entra na lista com pouquíssimos wrestlers, como Stone Cold e Hulk Hogan a serem líderes de uma geração, entretanto, diferente de Hogan, não é coerente chamá-lo de Overrated. Cena já ganhou diversos awards da revista Wrestling Observer Newsletter (pra mim, a melhor no assunto), entre esses prêmios, incluem-se dois Wrestler of the Year, um Match of the Year, cinco Most Charismatic, Most Charismatic of the Decade, entretanto nunca foi eleito Most Overrated, alcunha que Hulk Hogan ganhou por muitas vezes.
Fugindo para outro assunto, uma das coisas mais misteriosas em torno de John Cena é seu lado humano, aquilo que ele é fora do Kayfabe. Pra quem não sabe, kayfabe é um termo usado para definir tudo aquilo que não é real dentro do Wrestling, como por exemplo uma kayfabe injury, que seria uma lesão “teatral”. Muito se questiona sobre quem é John Cena por fora da WWE. Existem diversos rumores sobre wrestlers que tenham recebido um de-push (que seria uma espécie de push ao contrário ou seja, um bury) após terem conflitado com ele, tais como Tyler Reks, Kenny Dykstra e Alex Riley, entretanto são apenas rumores, mas ainda assim é fato sua preocupação com as instituições de caridade e a admiração às tropas americanas. Diversos cheques assinados por ele já foram entregues a diversas instituições, e isso é comprovado. Sem querer entrar em muitos detalhes, este é o lado mais sombrio de tudo o que envolve seu nome.
Outro ponto importante que eu devo destacar neste texto é sobre o seu move-set. Sabemos que, ao longo dos anos, o move-set do Cena foi bastante reduzido, enquanto ele variava apenas em algumas lutas e vencia a grande maioria em uma “receita de bolo” que culminava no Attitude Ajustment. Entretanto, esse não é o move-set real de John Cena, tanto que ele prova em suas lutas, principalmente as mais importantes, uma versatilidade enorme, ao aplicar Hurricanranas, Dropkicks e até mesmo um move de springboard, que é o Springboard Stunner, sem contar alguns de seus outros golpes mais tradicionais, como o Top Rope Leg Drop Bulldog, Fisherman Suplex, Hip Toss e etc. Mais uma coisa em que não se dá pra criticar sobre Cena, a variação de movimentos que ele aplica com eficácia não é pequena, apesar de o booking por vezes limitá-lo a cinco ou seis manobras.
Além de todos os atributos que já citei, não poderia deixar de dizer sobre mic-skill. A completude de John Cena tem seu destaque maior quando se fala sobre mic-skill. Eu poderia facilmente colocá-lo entre os dez maiores mic workers da história do pro-wrestling, e não estou exagerando. O carisma que ele tem, aliado a sua capacidade de controlar o público com um microfone em mãos é tão incrível que criou o movimento gigantesco que é a Cenation.
A realidade de tudo é: Cena é um ícone e, chegando próximo aos seus 40 anos, não pode mais ser aquele que víamos a 10 ou 5 anos atrás. Mas ainda assim ele consegue ser uma peça chave no roster da WWE, um dos principais Main Eventers, e talvez possa continuar assim por ainda mais dois ou três anos, pouco tempo pra WWE encontrar uma nova estrela, um novo rosto que possa estampar as revistas, ou seja, um novo “face da companhia”, como eles mesmos gostam de chamar, alguém que tenha o status de representante do público dentro e fora do ringue, Daniel Bryan talvez seria esse cara, mas o rumo de sua carreira tende a ser diferente, por motivos que todos sabem. Sobre Roman Reigns, eu já falei tudo em um outro texto, vocês podem pesquisar aí, mas resumindo, obviamente ele não está preparado para ser o novo Cena.
E é este buraco que Cena deixará ao se aposentar, a menos que a WWE faça algo genial (o que pouco se vê nos últimos tempos, excetuando-se o NXT), a empresa corre o risco de regredir, ao passo que produtos como Lucha Underground, NJPW e, eu diria, até ROH vem crescendo e tomando espaço no cenário nacional e mundial (no caso da japonesa).
Para concluir, vou retomar à frase que eu citei no começo. Todos amam odiá-lo, mas odeiam amá-lo. Num dos primeiros parágrafos eu expliquei a primeira parte da sentença, concluirei explicando a segunda parte. Ao mesmo tempo que é divertido odiar o personagem de Cena, é ruim e chato termos que admitir que o amamos. Muitos podem odiá-lo pelos motivos que citei no começo do texto, apenas repetindo aquilo que lê ou que ouve, sem criticar, mas o fato é que o legado que ele construiu vai ficar pra sempre, perpetuado, e quando sua história como lutador ativo terminar, ele se transformará em uma das maiores lendas da maior empresa de pro-wrestling de todos os tempos.
E é por aqui que termino meu texto, espero poder ter conseguido abrir a mente de muita gente, a intenção dos meus artigos é realmente tentar mostrar aos leitores um olhar mais aprofundado e detalhado sobre os temas que vos apresento. Mas é claro, é tudo apenas parte daquilo que os meus olhos veem, o que não necessariamente significam a verdade, portanto, qualquer discordância, comentem, quem sabe você não pode abrir o meu olho sobre algum deslize que eu tenha dado? E como eu disse a vocês, sejam mais críticos, discutam sobre o que vocês acham, a partir da visão que vocês têm, com suas observações, não resumam suas teses em sentenças ofensivas e sem fundamento, critiquem, prestem atenção ao que veem, pesquisem, a fonte do conhecimento se dá através da dúvida e da crítica, portanto sejam curiosos e críticos. E é por aqui que eu fico, até a próxima!
Simplesmente nada a acrescentar, artigo muito bom.
Só pra complementar meu comentário, falou oq muitos não teriam coragem de dizer.
Não tem porque não ter coragem de dizer. Por que vai negar uma opinião? Pra ganhar curtidas em um comentário falso? Como eu disse, o importante é criticar, atentar-se ao que é verídico, deixar as pressões externas de lado. Quando você se deixa guiar apenas pelo que falam para você, torna-se um completo idiota. Obrigado pelo comentário, agradeço pela opinião.
Ótimo texto concordo plenamente com o que você falou
E ainda tem outros fatores importantes. Apesar dos rumores dele ter enterrado alguns caras, o Cena é um líder no locker room, inclusive atuando como mediador de muitos wrestlers junto ao Vince. Sim, Cena vai deixar um vácuo, mas não por culpa do roster, mas da própria WWE que não consegue lidar com a possibilidade de arriscar e prefere investir seu esforço em várias fórmulas datadas. Ótimo texto.
Tá, eu não iria comentar mas achei um tanto quanto irônico esse texto aqui no wrestlemaniacos.
Tanto no site quanto nas redes sociais vocês sempre criticam um lutador e diversas verses fizeram isso com o Cena, porém agora estão “defendendo” ele. Até ai tudo bem.
Mas isso só esta acontecendo porque o “alvo” mudo e passou a ser o Reigns. Chega a ser chato vocês falando que a WWE ou McMahon quer empurrar ele pro público. Mas desde que assisto a WWE foi assim com praticamente todos os lutadores “bonzinhos” ou vocês acham que tudo aquilo contra o Daniel Bryan antes, durante e até depois da WrestleMania não foi pra ele ter uma boa aceitação do público?!
Ou com o próprio Cena o menino odiado da autoridade.
Mas a questão é que vocês mesmo falam coisas sobre os atletas, diminuí seus golpes, suas formas de falar no microfone e depois vem fazer “textos bonitinho” sobre o quão foda o cara é.
Acho isso meio irônico, mas é claro isso é uma opinião minha de telespectadora e de fã do site. 😉
Acontece q o Daniel Bryan e o John Cena tem muito talento tanto no ringue quanto no microfone, por isso eles se encaixam na storyline e foram aceitos pelo publico. Agora o Reigns é muito ruim e não procura melhorar, pra piorar colocam ele numa feud contra a unica pessoa q ve talento nele, pq nem o publico gosta dele e msm nao merecendo nada atualmente, vai ser main event da wrestlemania pela segunda vez consecutiva
Bom, primeiramente eu agradeço por deixar a sua opinião. Como eu disse, é muito importante que vocês se coloquem dessa forma.
Agora falando sobre o texto. O texto é meu e eu fiz sozinho. A opinião sobre os outros autores do blog pode ser diferente. Ninguém individualmente representa o blog, somos um coletivo, mas cada um de nós temos opiniões diferentes, e a partir do momento em que o nosso dever como autores de textos de opinião seja escrever a nossa opinião, faremos isso, independente do desacordo dos demais.
Sobre o Reigns, eu fiz outro texto sobre ele (se você quiser ver, tem ali em cima, em crônicas, arraste o mouse e clique no nome desta), coloquei diversos argumentos explicando, sob meu ponto de vista, que ele é um bom wrestler, coloquei todos os atributos positivos que ele tem, mas não dá pra negar que ele não é o novo Cena, é simplesmente isso.
Leticia, perfeito seu comentário. Concordo plenamente.
Só acrescentar na sua crônica, o move do cena foi modificado graças a pg era.
Quando eu disse isso aqui, que a wwe iria pra baixo sem o cena….o pessoal deu risada…agora quero que os antis continue dando risada quando a wwe deixar de ser a maior empresa de wrestling.
A única salvação para wwe é acabar com a Pg Era.
Infelizmente isso nunca vai acontecer se o Vince estiver vivo e/ou no comando da empresa.
Acredito que daqui a uns dois anos os shows da WWE subirão um pouco em qualidade e ratings por conta dos novos wrestlers vindos das indies, mas enquanto esse booking fraco e repetitivo continuar a empresa nunca vai voltar a ser o que era, ainda mais em ambiente tão competitivo como a indústria de wrestling atual.
E para todos aqueles que dizem que o Cena só ganha, o retrospecto dos últimos anos diz justamente ao contrário (Brock Lesnar, Seth Rollins, Kevin Owens, Dean Ambrose e Alberto Del Rio). Por fim, os combates dele com Cesaro, Kevin Owens, Brock Lesnar, Seth Rollins e outros figuraram entre os melhores combates de 2015 na WWE (e até mesmo no universo do wrestling).
Ótimo texto. Tenho que admitir que até 2014 eu não gosta do Cena como wrestler. Acha sua mic-skill ótima e seu carisma fora de série, mas em ring e sua gimmick eu odiava. E realmente é uma delicia odia-lo. (Um dos momentos mais prazeroso no show aqui no Brasil foi gritar CENA SUCKS). Enfim… Mas em 2015 comecei a gostar um pouco dele, não tem como não assumir que ano passado, as melhores match foram feitas por ele. Isso tem que se assumir. Infelizmente a WWE restringe muito ele, é uma pena, porém os golpes novos deles são ainda feitos um pouco feio ao meu ver. Mas da pra ver que ele se esforça bastante para faze-los.
Parabéns pelo texto, ficou muito bom!
Maas contudo, porem, entre tant,o no show aqui em Sp entre odiadores e amantes do cena todos sem exclusao de ninguem , levantou gritou vibrou e aplaudiu quando cena entro e empunhou nosso amado pavilhao nacional … E os gritos de cena sucks eram entoados no msm vigor e pelas mesmas pessoas que entoavam lets go cena .
Achei o texto muito completo, cena é bom de odiar, as pessoas hoje não se agradam do herói perfeito, não é a toa que o Batman hoje faz mais sucesso que o super homem . E quanto ele deixar um vácuo, é a mais pura verdade, a WWE vai deixar de ter um rosto, mas a culpada disso é a própria empresa, que não soube se atualizar. O problema não é a PG era e sim a insistência em fórmulas ultrapassadas e uma falta de sensibilidade quanto o que o público gosta.