em ,

WWE vendida a Endeavor, empresa dona do UFC

A novela envolvendo uma venda da WWE começou no ano passado, mas aparentemente já está encaminhada: A Endeavor, empresa dona do UFC chegou a um acordo pela compra da gigante da luta livre.

A história de uma possível venda da WWE começou em 2020 com a chegada de Nick Khan ao posto de Presidente e Diretor de Receitas da WWE. Especialista na área de negociações de transmissões esportivas, muito se especulava que Nick Khan teria sido promovido dentro da companha para aumentar as receitas da empresa (o que de fato ele fez, já que nos últimos dois anos a WWE ultrapassou a casa do um bilhão de dólares em receitas pela primeira vez) e preparar a venda da WWE no futuro.

A movimentação da venda da empresa ficou mais clara no fim do ano passado, quando um (naquele momento) “aposentado” Vince McMahon, ex-CEO ex filho do fundador da companhia Vincent J. McMahon, relevou que pretendia voltar ao seu cargo de chefe do conselho executivo da empresa e que poderia usar de seu poder como acionista majoritário para barrar os planos de venda da WWE. Junto com isso, foi revelado que a WWE também estava em acordo com a J.P. Morgan (empresa de advocacia financeira) para que eles pudessem cuidar dos trâmites na busca por um comprador.

Quando Vince McMahon retornou à empresa no começo de Janeiro, começaram as especulações sobre quem poderiam ser os novos donos da WWE: Houve um interesse do Fundo de Investimento da Arábia Saudita na compra e até mesmo da família Khan, onde pai e filho, Shahid e Tony Khan respectivamente, na compra da empresa. Tony Khan é dono da (com as devidas proporções) maior rival da WWE dentro da luta livre, a All Elite Wrestling.

Mas no dia de hoje foi revelado de forma oficial a existência de um acordo para compra da WWE com a gigante Endeavor Group Holdngs, empresa controladora de outras empresas que já possui em seu escopo o gigante do MMA Ultimate Fighting Championship, o UFC. Hoje, o Hollywood Reporter noticiou que a Endeavor estava anunciando a entrada na bolsa de valores dos Estados Unidos a Endeavor Group Holdings World Wrestling Entertainment, indicando a fusão das duas empresas. Os acionistas atuais da Endeavor controlarão 51% das novas ações da empresa, enquanto os acionistas atuais da WWE se manterão com 49% das novas ações da companhia. Combinando os dados de ambas de 2022, a nova empresa geria uma receita de US$2,4 bilhões com crescimento anual de 10% desde 2019.

O CEO da Endeavor, Ari Emanuel, falou sobre a fusão no anuncio oficial no site da empresa:

“Esta é uma rara oportunidade de criar um sistema global de esportes e entretenimento ao vivo, construído para onde a indústria está se dirigindo. Durante décadas, Vince e sua equipe demonstraram um incrível histórico de inovação e criação de valor para os acionistas, e estamos confiantes de que a Endeavor pode agregar valor adicional significativo aos acionistas ao reunir o UFC e a WWE”.

Ari Emanuel, CEO da Endeavor

Na nova formação da companhia, Dana White seguirá como o presidente direto do UFC e Nick Khan o presidente da WWE. Vince McMahon, Presidente do Conselho Executivo da WWE também comentou sobre essa união:

“Dado o trabalho incrível que Ari e Endeavor fizeram para aumentar a marca UFC – quase dobrando sua receita nos últimos sete anos – e o imenso sucesso que já tivemos em parceria com sua equipe em vários empreendimentos, acredito que este é sem dúvida o melhor resultado para nossos acionistas e outras partes interessadas.

Juntos, seremos uma potência de esportes e entretenimento ao vivo de mais de US$ 21 bilhões de tamanho, com uma base de fãs coletiva de mais de um bilhão de pessoas e uma excelente oportunidade de crescimento. A nova empresa estará bem posicionada para maximizar o valor de nossos direitos de mídia combinados, aumentar a monetização de patrocínio, desenvolver novas formas de conteúdo e buscar outras fusões e aquisições estratégicas para reforçar ainda mais nossa forte estabilidade de marcas. Eu, junto com a atual equipe de gerenciamento da WWE, estou ansioso para trabalhar em estreita colaboração com Ari e as equipes Endeavor e UFC para levar os negócios ao próximo nível.”

Vince McMahon, CEO da WWE

Mudanças dentro da WWE devem acontecer de forma mais específica na distribuição diretiva da nova empresa: Ari Emanuel seguirá como Chefe Executivo da Endeavor e do novo conglomerado, com Vince McMahon de Chefe do Conselho Executivo e Mark Shapiro na posição de Presidente e Chefe de Operações de escritório da Endeavor. O novo conselho de diretores consistirá de 11 membros que ainda serão escolhidos, sendo 6 nomeados pela Endeavor e 5 pela WWE.

Fiquem atentos às redes sociais do Wrestlemaníacos e ao nosso site para mais informações sobre as novidades envolvendo a WWE e a venda para a Endeavor, além de possíveis mudanças no produto final da empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…